Blog genuinamente juazeirense

Blog genuinamente juazeirense
contatos: juanews@hotmail.com

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Nova temporada juanews

Após temporada com editor ausente voltamos renovados e cheios de novos comentários sobre nossa terra. As vezes, é preciso viajar, conhecer e ter novas experiências para aprimorar nossos conceitos.

Aguardem!

Crianças permanecem no lixão de Juazeiro

 
 
Uma ação de execução está sendo movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), neste Município. A medida é em razão do descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual o Município havia se comprometido a adotar providências para evitar a presença de crianças e adolescentes trabalhando no lixão da cidade. Na ação do Ministério é proposta a aplicação de uma multa no valor de R$ 136 mil pelo descumprimento das cláusulas.

Atualmente, cerca de 26 famílias atuam no lixão. A situação no local é precária, desde a entrada. Onde poderia existir uma guarita e uma balança, agora são só escombros e o lixo, segundo os próprios catadores, já atinge a entrada da área. O lixão de Juazeiro já foi motivo de discussão pelos ambientalistas e moradores das proximidades. Próximo a estrada que liga Juazeiro ao Município de Caririaçu, a queima do lixo, principalmente à noite, já tinha sido motivo de reclamações, por afetar a saúde da população e colocar em risco a vida dos condutores, por falta de visibilidade.

A parte do lixão que já se aproximava da entrada foi retirada. Os catadores também reclamam da falta de assistência. Sem equipamentos, luvas e condições que possibilitem mais segurança no trabalho, é comum se ver na área jovens e adolescentes. O caso tem sido objeto de atuação do MPT, desde 2008, quando foi aberto inquérito civil público. Na época, uma fiscalização promovida por auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (antiga DRT), a pedido do MPT, constatou existirem diversas famílias não apenas trabalhando, mas morando no lixão em condições que ofendem a dignidade humana, além de várias crianças flagradas trabalhando no local.

Ainda em julho de 2008, o Município assinou TAC com o então prefeito Raimundo Macedo, no qual se comprometeu a cercar o lixão, concentrando num só ponto a entrada e saída de pessoas e veículos, manter vigilância 24 horas proibindo o acesso de crianças e adolescentes no local, afixar placas com mensagens de proibição da presença de crianças e adolescentes e empreender esforços para a construção de um aterro sanitário no Município.

Problema persiste

Em nova fiscalização, um ano depois, a pedido do MPT, os auditores fiscais do Trabalho constataram a permanência de crianças e adolescentes no lixão e a continuidade de famílias morando no local.

O secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte, Eduardo Pontes, afirma que não tomou conhecimento da ação. A Secretaria aguarda o projeto do aterro consorciado, que contará com a parceria de administrações locais, incluindo o Município juazeirense e o Governo do Estado, mas até o momento não há sequer um local definido para instalação. Admite, ainda, que a situação tende a demorar ser resolvida, por conta da burocracia para as obras do aterro. Diante disso, deverá solicitar mais um prazo. "Temos a preocupação e ao mesmo tempo pagamos o preço", completa.
 
Fonte: Diário do Nordeste via Cidade Juá

Nova Agencia do Banco do Brasil em Juazeiro do Norte


O Banco do Brasil (BB) comemora o centenário de Juazeiro do Norte com a inauguração, nesta quarta-feira, 27 de julho, da 3ª agência BB a atuar no município. Trata-se da Agência Padre Cícero, idealizada para ampliar ainda mais o atendimento à população caririense, oferecendo conforto e agilidade, como faz há 75 anos na Região.

A nova agência, que ocupa uma área de 702 m² no bairro Pirajá, conta com dez funcionários e sete terminais de autoatendimento. Com a instalação de mais uma agência em Juazeiro do Norte, a população passará a contar com 74 funcionários e 36 terminais de autoatendimento, distribuídos nas três agências (Juazeiro do Norte, Cariri Shopping e Padre Cícero). A instalação dessa dependência faz parte do projeto de expansão do BB, que já atende 156 dos 184 municípios cearenses através de 411 pontos de atendimento e 1.293 terminais de autoatendimento. Além disso, os clientes e usuários do BB contam com uma Rede de Correspondentes Bancários que totalizam mais de 800 pontos de atendimento.

fonte: Vejajuazeiro

Aeroporto de Juazeiro tem demanda recorde em julho

Além do aumento de passageiros, os voos no Orlando Bezerra de Menezes praticamente duplica neste mês

Juazeiro do Norte O número de voos no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste Município, praticamente duplica só no mês de julho e a demanda de passageiros passa a ser recorde para o período. Na primeira quinzena do mês, houve um aumento de 70% no número de passageiros, comparado ao mesmo período do ano passado. A superintendência do aeroporto tem a expectativa de fechar o mês com a movimentação de cerca de 35 mil passageiros.

Em maio, o aeroporto operava com quatro voos, três deles com passagem pela capital do Estado. Atualmente, está com oito e mais um previsto para iniciar no dia 1º de setembro, pela empresa Passaredo.
A previsão era iniciar em agosto, mas o voo foi adiado para o mês seguinte. Só para Fortaleza serão quatro voos diários. A média mensal de passageiros era de 20 a 22 mil. Ano passado, passaram pelo local, 247 mil passageiros e, para este ano, a estimativa é de 300 mil passageiros.

Obras
O período é de alta estação na região, com festividades e férias. A dificuldade maior é quanto à falta de infraestrutura para atender à demanda. Isso fez com que fosse iniciada com brevidade a construção dos Módulos Operacionais Provisórios (MOPs). As preparações da infraestrutura para receber os Mops já foram iniciadas. Até o momento, está sendo construída a casa de força no local. Em três meses serão iniciados os módulos. Para amenizar as condições de superlotação da área interna de embarque e desembarque, foi feita uma pequena ampliação do espaço atual.

De acordo com o estudo inicial, apenas com a construção dos módulos, aumento dos banheiros e mais uma lanchonete, a perspectiva era atender uma demanda de 500 mil passageiros por ano. O superintendente, Roberto Germano, afirma que com a ampliação do espaço interno atual essa estimativa vai para 600 mil pessoas. "Acreditamos que isso possa ocorrer devido às melhorias, com aumento das salas de embarque, desembarque e o saguão, para atender a nova empresa aérea em operação, a Azul", explica.

Fonte: DN

Hiper Bompreço Juazeiro do Norte abre suas portas

 Foto: Miséria
 
O Walmart Brasil inaugura nesta quinta-feira, 28, a sua primeira unidade ecoeficiente do Ceará. Com investimento de R$ 35 milhões, o Hiper Juazeiro do Norte conta com mais de 50 iniciativas sustentáveis, que vão desde a gestão ambientalmente responsável de resíduos sólidos, energia e água, até o uso de materiais recicláveis e certificados. A nova unidade é também a primeira loja da empresa na cidade e na região do Cariri.

O Hiper Juazeiro – cujo salão de vendas ocupa área de 3,6 mil metros quadrados - está gerando mais de 270 novos empregos diretos, valorizando a mão de obra local. “Após pesquisas de mercado, verificamos que a região do Cariri necessitava de uma loja do formato hipermercado para atender à clientela com produtos de qualidade, mais baratos e ainda oferecer vários serviços em um só local”, afirmou Oswaldo Leivas, Vice-presidente de Hipermercados do Walmart Brasil. 

Serão comercializados cerca de 45 mil itens, entre alimentos e não-alimentos, incluindo eletroeletrônicos, bazar, setor automotivo, têxtil, livros e CDs, entre outros. Pães de fabricação própria, bolos e comidas regionais poderão ser encontrados na padaria e na rotisseria. Além disso, frutas de época e regionais, legumes e verduras sempre frescos fazem parte da categoria de perecíveis, contemplada também pelo açougue e pela peixaria.

 
Sustentabilidade
 
A nova loja deve consumir 25% menos energia e 40% menos água. Para isso, foram desenvolvidas ações como a iluminação com lâmpadas LED nos caixas e letreiros da fachada, aproveitamento da luz natural e uso de lâmpadas T5, que podem reduzir em até 20% o consumo de energia, além da aquisição de equipamentos com maior eficiência energética. Torneiras com fechamento automático e instalação de grama no piso do estacionamento, intercalando verde com concreto para haver maior absorção de água, também fazem parte das iniciativas sustentáveis.

Outra medida é a aplicação de placas de sinalização feitas com PS reciclado (poliestireno) - material produzido a partir de garrafa pet, que atende a política de sustentabilidade da empresa para ajudar a reduzir a quantidade de plástico no meio ambiente. Além disso, a cola usada para a fixação de sinalização e informes é feita à base de água.

 
No País, o Walmart Brasil conta com 489 lojas em funcionamento em 18 estados mais o Distrito Federal, sendo 204 no Nordeste. No Ceará, a rede varejista opera no Estado por meio de 9 lojas no estado do Ceará (já contando com o Hiper Juazeiro do Norte), sendo sete na capital cearense, uma em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, e uma em Juazeiro do Norte. Juntas, elas empregam mais de 1.500 pessoas no Estado.
 
Fonte: O Povo

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Segunda solenidade de assinatura para projeto que não mais tem sentido


O prefeito Dr. Santana, assinou na manhã desta quinta-feira, 21, ordens de serviços para diversas  obras da cidade centenária de Juazeiro do Norte.  O evento aconteceu na praça da prefeitura, e contou com as presenças de várias autoridades:  Vice-prefeito  José Roberto Celestino, Presidente da Câmara, José de Amélia Jr. vereadores, secretários municipais,  gerente do Banco do Nordeste, Sr. Felix Viana, presidente do Sindindústria, Antonio Barbosa Mendonça,  empresários do ramo calçadista e populares.
A primeira foi para construção do sistema de abastecimento de água da zona rural, com verba no valor de R$  1.299.263,03. A segunda  foi para reforma e ampliação do CRAS na Vila Padre Cícero, com verba de R$ 131.963,71. A terceira para construção de viaduto metroviário no quilômetro 587 ramal Crato, na Avenida  Carlos Cruz, ligando as ruas da Luz e Padre  Ibiapina no bairro Pio XII com investimento de R$ 75.860,34.  Por fim, a quarta,  para construção da quadra coberta da Vila 3  Marias , com verba no valor de R$ 284.771,17.
Na oportunidade, aconteceu a assinatura do prefeito Dr. Santana,  para doação de terreno para implantação  do mini distrito industrial do pólo calçadista em Juazeiro, beneficiando 37 pequenos empresários.  O empresário Antonio Barbosa Mendonça agradeceu ao prefeito Dr. Santana, pela feliz iniciativa de doar o terreno para a implantação deste grande empreendimento que acomodará 37 indústrias calçadistas em breve em Juazeiro do Norte. “Essa é a maior ação de apoio ao pólo calçadista da história de Juazeiro do Norte”, afirmou Mendonça.
O gerente do Banco do Nordeste, agência de Juazeiro, Felix Viana, elogiou bastante as ações do prefeito municipal neste centenário, e disse que estão disponíveis na instituição creditícia, para o pólo calçadista, recursos da ordem de R$ 20 milhões, esperando agora só aprovação da Câmara Municipal, para doação do terreno.  O Presidente da Câmara Municipal, José de Amélia Jr. disse que fará o possível para aprovar rapidamente o projeto da doação do terreno. Ele também  reconheceu o apoio do Poder Público para fortalecimento da iniciativa.
 Ao final, os empresários calçadistas agradeceram e cumprimentaram o prefeito Dr. Santana, pela coragem de tamanha iniciativa para o crescimento econômico do pólo calçadista de Juazeiro do Norte.

Secretaria de Infraestrutura 

Sobre a doação de terrenos acusamos beneficiados de construirem condomínios de luxo em áreas de bairro residencial destinada a implantação de industrias. Falta fiscalização ou seria simples conivência do poder público?

Parte da programação do centenário reagendada para agosto

 
Dentro da programação alusiva ao Centenário de Juazeiro do Norte, o prefeito Dr. Santana,  visitou nesta terça-feira, 19, as obras de ampliação do Mercado Central Governador Adauto Bezerra.  No momento, está em fase de conclusão, a construção de dois galpões para acomodação dos vendedores de frutas e verduras, que estão improvisados num prédio na Rua São Paulo.

Dentro de 10 dias, serão entregues 70 bancas, totalmente padronizadas para as pessoas que vivem exclusivamente deste comércio. A Prefeitura tem trabalhado para que se tenha um espaço amplo, higiênico e arejado.  O prefeito Dr. Santana disse que “é o mínimo que podemos fazer para que as pessoas possam trabalhar de forma digna. E, assim, tirar o sustento das suas famílias”, ressaltando que “o próximo passo é fazer as reformas na parte interna
do mercado, de tal maneira que chegue ao final de 2012, com o mercado dando condições de trabalho para todos seus permissionários”.

O prefeito esteve acompanhado do vice, José Roberto Celestino, presidente da Câmara, José de Amélia Júnior, vereadores e secretários. Cada galpão ocupa uma área de 300 metros quadrados e conta com redes de energia elétrica e água. O Secretário de Infraestrutura Rafael Apolinário explicou que não foi possível concluir a obra no tempo desejado e que a pretensão do prefeito é inaugurar já com os vendedores de frutas, verduras e legumes no local.

Eles foram retirados da Rua São Paulo, no dia 12 de janeiro de 2010, para um espaço em frente ao Santuário de São Francisco. Atualmente, estão comercializando os seus produtos em um antigo estacionamento que funcionava, na Rua São Paulo entre as Ruas Conceição e Santa Luzia. Agora, Dr. Santana pretende vê-los em um local definitivo que, conforme disse, vai ajudar também no fomento da movimentação da própria parte superior do Mercado Central. O novo espaço conta com uma passarela ligando os dois galpões, além das rampas de acesso.  O Secretário do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Eduardo Ponte, deu nome de Shopping Popular ao local.

Assessoria de imprensa.

Promessas não se concretizaram no Centenário

O Centenário chegou e Assis Ferreira tinha razão...

“A Comissão de Organização do Centenário fez reunião e mais reunião em 2009 para levantar um programa com ideias próprias e achegas de terceiros. Eu não acredito no que planejam: não temos dinheiro, e se o tivermos, não teremos tempo para quase nada. A Comissão tem boa vontade. Vi fotos de projetos de construções para o centenário: duvido das obras. Que a Prefeitura não cochile no tempo, nem espere milagre. Arranje forças políticas, ou vamos passar a primeira grande vergonha no Século XXI. Vergonha no Estado. Vergonha no Brasil. Vergonha no mundo, porque divulgada pela Internet. Vergonha internetal. Dificilmente, a festa do centenário será a festa com que sonhamos”.
Jornalista Assis Ferreira, Folha da Manhã

Estava coberto de razão o cronista Assis Ferreira quando fez essa previsão. Juazeiro chegou ao dia 22 de julho de 2011, dia de sua independência, sem ter realizado a festa grandiosa que a Comissão do Centenário (a primeira, a original) havia programado com tanta antecedência, justamente para ter tempo de concretizar tudo.
Não seremos radicais a ponto de dizer que nada foi feito; mas poderia ter sido melhor se a administração petista que governa o município não tivesse deixado tudo unicamente nas mãos do deputado José Guimarães, como se ele fosse o único representante daqui (na verdade, não o é) capaz de alavancar recursos para as obras. Por isso, os deputados Manuel Salviano e Arnon Bezerra nada fizeram, porque não foram convidados oficialmente para colaborar.
Por um dever de educação, Juazeiro precisa ser grato ao deputado Guimãres pelo que ele conseguiu fazer (merecendo menção especial para a publicação do pacote editorial de 19 livros, pois foi ele quem conseguiu os recursos com o Banco do Nordeste), mas também não se pode deixar de ressaltar que ele ficou devendo muito. Temos de destacar também o que a administração Dr. Santana fez. Coisas como rearborização da Av. Padre Cícero, operação tapa-buracos em algumas ruas,  inauguração de algumas pequenas obras (reformas e ampliações, PSF), atividades culturais, shows etc., serviram para encher uma programação, embora tenha ficado longe, muito longe mesmo,  do que fora programado com denodado empenho pela primeira Comissão do Centenário.
E o dia 22 de julho de 2011 chegou e  não foi inaugurada nenhuma grande obra pelo poder público municipal que possa servir de marco, de ícone para deixar registrado que houve o Centenário do Município, como a Praça do Marco Zero e os portais de boas-vindas (cujas concepções artísticas foram tão elogiadas). E o mais lamentável é que a administração petista não conseguiu empolgar a população para que ela abraçasse com entusiasmo a festa do centenário do município. Poucas lojas participaram da mídia de divulgação do evento e os moradores não enfeitaram as ruas com bandeirolas como fez na Copa do Mundo de Futebol passada. Alguns casos isolados merecem menção e isto vai ser abordado neste blog.
O momento é propício para um desabafo, então vamos lá: Muitos empresários estabelecidos em Juazeiro não têm o mínimo de amor ou respeito à terra que os receberam e os enricaram, pois daqui mesmo só querem o lucro nos seus negócios. E a maior parte da população mora em Juazeiro, mas não vive em Juazeiro, daí por que comemorar centenário de independência do município (cuja história sequer entende) não tem a menor importância para essa parcela (a maioria) de povo ingrato que vive a explorar o nome do Padre Cícero em prol do sucesso dos seus negócios. Comemorar condignamente o centenário isto só interessa mesmo a uma minoria de juazeirenses autênticos (formada por alguns filhos da terra e alguns de fora aqui residentes) que ama este torrão e conhece a sua bonita história. O paradoxo é cruel:  Juazeiro acolhe a todos que aqui chegam, mas poucos amam de fato a Terra do Padre Cícero!  

O QUE DEIXOU DE SER FEITO
Dentro do elenco de coisas programadas pela Comissão para festejar condignamente o Centenário de Juazeiro deixou de ser concretizado o seguinte:
- Exposições Fotográficas mostrando a evolução da cidade (Da bodega ao shopping e Da casinha de taipa aos condomínios fechados);
- Livro comemorativo com 250 fotos históricas (obra de primoroso acabamento gráfico, formato grande, com capa dura, papel cuchê)
- Livro sobre o artesanato juazeirense (também com primoroso acabamento gráfico)
- Placas identificativas de eventos a serem afixadas nos locais históricos
- Construção de cinco portais da cidade (Aeroporto, entrada da cidade via Crato, via Barbalha e via Caririaçu e mais o Portal da Fé na estrada do Horto);
- Construção do estacionamento dos ônibus de romaria;
- Construção da Praça do Marco Zero;
- Construção de uma capela mortuária no Socorro
- Construção da Pousada dos Romeiros (com o nome de Monsenhor Murilo);
- Construção do Museu da Cidade
- Festa para recepcionar a volta dos filhos de Juazeiro;
- Caravana itinerante do Centenário: exposição e apresentações culturais em cidades brasileiras e localidades de Juazeiro (o jornalista Marcelo Fraga ainda fez uma por iniciativa própria);
- Seminário para Repensar o Juazeiro
- Iluminação Cênica Externa dos monumentos mais representativos da Identidade de Juazeiro do Norte, inclusos no Roteiro da Fé,  como por exemplo: Luzeiro do Sertão, Basílica de Nossa Senhora das Dores e entorno, Capela do Socorro e entorno, Casa do Padre Cícero, Casarão do Horto, Conjunto dos Casarões: residência primeira do Padre Cícero, Casarões das Beatas, Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Igreja dos Franciscanos e Estação Ferroviária
- Afixação de placas de ruas com frases do Padre Cícero;
- Urbanização da Rua Leandro Bezerra até a Rua do Horto;
- Apresentações artísticas com celebridades juazeirenses
- Reunião em Brasília com deputados e senadores nordestinos para angariar recursos financeiros para a festa do Centenário (O senador Reginaldo Duarte se ofereceu para fazer os contatos)
- Reunião com empresários de Fortaleza para angariar recursos para a festa do Centenário (Dr. Ivan Bezerra se ofereceu para os contatos, pois como secretário tem trânsito livre no mundo empresarial de Fortaleza)
- Instalação de boxes para informações turísticas em pontos estratégicos da cidade, como Praça Padre Cícero, Horto, Rodoviária e Aeroporto (o do aeroporto foi inaugurado e... depois extinto)
- Impressão trimestral do Jornal do Centenário (saíram apenas duas edições)
- Concurso para escolha do Hino do Centenário (A Câmara Municipal terminou oficializando um para que o evento não passasse em branco)
- Intensa campanha de mídia com outdoors e publicidade em emissoras de TV do Brasil
- Construção de um Centro Cultural no antigo prédio do Cine Eldorado
- Tombamento de prédios históricos.
Isto sem falar nas obras estaduais e federais, como Roteiro da Fé, Avenida Perimetral, Avenida Beira Rio, dentre outras. 

Mas como Juazeiro vai continuar com cem anos até 22 de julho de 2012, é possível que até lá, muitas inaugurações possam acontecer.  Vamos acreditar e aguardar!  

Apesar de tudo vamos fazer como fez José Marrocos quando aderiu à campanha de independência do povoado: 
 
Viva o Juazeiro!
 
Blog do Juaonline