Blog genuinamente juazeirense

Blog genuinamente juazeirense
contatos: juanews@hotmail.com

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Icasa empata com Bragantino

Um empate importante, foi assim que o grupo do Icasa definiu o resultado do jogo deste sábado em Bragança Paulista, quando o verdão empatou em 1 x 1 com o Bragantino que lutava para entrar no G4. O Icasa sofreu um gol logo no começo da partida através de Lincon. Só que o time conseguiu reagir e foi aos poucos foi impondo seu ritmo e equilibrando o jogo, ao ponto de ter tido chances de ter empatado ainda na etapa inicial. Na etapa final o verdão deu as cartas, empatou com um belo chute de Diego Palinha e poderia ter tido melhor, a vitória não veio por causa de pequenos detalhes. A delegação do verdão do cariri chegará a juazeiro por volta das 9h30min. Os atletas retornaram aos treinos nesta segunda feira pelo período da tarde no CT Praxedão.
 FICHA TÉCNICA:
BRAGANTINO (1): Gilvan; Felipe, André Astorga e Luís Henrique; Diego Macedo (Otacílio Neto, 11'/2ºT), Reinaldo (Diego, intervalo), Esley, Marcinho e Léo Jaime; Romarinho (Luis Mário, 23'/2ºT) e Lincom. Técnico: Marcelo Veiga

 ICASA (1): Carlos Luna; Luis Henrique, André Turatto e Everaldo (Edson, intervalo); Osmar, Luis Ricardo, Elielton, Júnior Xuxa (Diego Palhinha, 21'/2ºT) e Guto; Preto (Marciano, 18'/2ºT) e Alex Afonso. Técnico: Arnaldo Lira

 Gols: Lincom, 8'/1ºT (1-0); Diego Palhinha, 28'/2ºT (1-1)

Cartões amarelos: Esley, Reinaldo e Luis Henrique (BRA); André Turatto e Luis Ricardo (ICA)

Cartões vermelhos: -

Estádio: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)

Data/hora: 29/10/2011, às 16h20

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima

Auxiliares: Altemir Haussmann e Paulo Cesar Silva Faria


Icasafc.com

O Icasa terá no próximo sábado a tarde partidda decisiva contra o ABC de Natal-RN caso ganhe sairá da desconfortável zona de rebaixamento, se perder mergulha de vez na possibilidade de rebaixamento, o empate favorece o time pontiguar.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

governador não agrada nem mesmo sua própria terra

Cid Gomes é vaiado durante evento do governo em Sobral

O Governador Cid Gomes, não foi recebido de maneira cordial como de costume, na noite de domingo (23), em sua terra Natal por ocasião da assinatura da ordem de serviço para início das obras de internalização da fiação do centro histórico de Sobral. Desde o primeiro minuto que subiu ao palco montado a margem esquerda do Rio Acaraú, até a hora de sua despedida, o público que aguardava a apresentação de Zeca Baleiro, resolveu receber o governador e as demais autoridades debaixo de muita vaia.

O prefeito Veveu Arruda, o primeiro a discursar, falou também debaixo de muita vaia e protesto por parte de estudantes e professores da rede estadual de ensino. Sempre enaltecendo do trabalho do atual governador do estado e enumerando obras que foram construídas na gestão de Cid Gomes para o povo cearense, pouco se ouvia o que o prefeito Veveu Arruda estava dizendo naquele momento.

O governador Cid Gomes, até que tentou de cordial, dando oportunidade para os manifestantes se pronunciar em meio às autoridades, mas não conseguiu a simpatia de seus irmãos sobralenses. Aplausos mesmo só foram ouvidos quando Cid Gomes, pronunciou a fase que não seria mais candidato a nada pois já havia sido reeleito governador do Estado e Justiça não permite que recorra mais ao cargo público. Com voz em tom emocionada, Cid Gomes terminou seu discurso, mostrando as obras que já fez para o povo sobralense e tentando explicar porque disse que o professor deveria trabalhar por amor.

Houve um momento que os manifestantes ensaiaram um grito de ordem - "E fora, E fora!", mas os gritos não ecoaram.

Apenas o prefeito Veveu Arruda e o governador Cid Gomes discursaram, apesar da presença de secretários municipais e estaduais, deputado estadual, vereadores entre outras autoridades. Após as autoridades deixarem o palco o público se divertiu com show animado pelo cantor maranhense Zeca Baleiro.
 
Ponto Chave

UFCA É APROVADA NA CTASP

O Projeto de Lei nº 2208/2011, que dispões sobre a criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) originado na Presidência da República, e encaminhada à primeira comissão técnica na Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável e voto do relator, dep. Eudes Xavier (PT-CE). Assim, deverá passar a uma nova comissão, ainda na Câmara. Abaixo, reproduzimos o Relatório e o Voto do Relator, obtidos no Portal da Câmara dos Deputados, divulgado esta tarde.
CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO - CTASP

PROJETO DE LEI No 2.208, DE 2011
Dispõe sobre a criação da Universidade Federal do Cariri - UFCA, por desmembramento da Universidade Federal do Ceará - UFC, e dá outras providências.
Autor: PODER EXECUTIVO
Relator: Deputado EUDES XAVIER
I - RELATÓRIO
A proposição epigrafada trata da criação da Universidade Federal do Cariri – UFCA, de natureza autárquica, com sede e foro no Município cearense de Juazeiro do Norte. A missão institucional, a estrutura organizacional e a forma de funcionamento da entidade criada estarão em consonância com o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, consagrado no caput do art. 207 da Constituição Federal. A criação da UFCA se fará mediante desmembramento da Universidade Federal do Ceará, cujos campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato são integrados à nova instituição, com todos os cursos, alunos e cargos neles desenvolvidos, matriculados ou lotados, respectivamente. Além desses campi, são criados os de Icó e de Brejo Santo. O acervo patrimonial da UFCA será formado, além de pelos bens alocados nos campi por ela incorporados, pelos bens e direitos que ela venha a adquirir ou que lhe sejam doados por entes ou entidades públicos ou privados, devendo esses últimos ser livres e desembaraçados de quaisquer ônus. Além de dotações consignadas no Orçamento Geral da União, constituirão recursos financeiros da UFCA os oriundos de auxílios e subvenções e as receitas auferidas em retribuição pela prestação de serviços compatíveis com sua finalidade, as provenientes de convênios, acordos e contratos e demais receitas eventuais. Para compor a estrutura organizacional e o quadro de pessoal da UFCA são criados:
- os seguintes cargos de direção: um de Reitor (CD-1); um de Vice-Reitor e outros sete CD-2; vinte e cinco CD-3, e cinquenta e oito CD-4;
- as seguintes funções gratificadas: cento e um FG-1, cento e um FG-2, setenta e seis FG-3 e cento e quatorze FG-4; e
- os seguintes cargos efetivos: cento e noventa e sete de Professor da Carreira de Magistério Superior; duzentos e doze de nível superior classe “E” e trezentos e dezoito cargos de nível intermediário classe “D”, ambos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação e distribuídos em especialidades conforme especificado em anexo à proposição.  Tanto a efetiva implantação da UFCA quanto o provimento dos cargos recém-citados ficarão condicionados à existência de dotação orçamentária específica, ressalvados o de Reitor e o de Vice-Reitor, que serão nomeados pro tempore, em ato do Ministro de Estado da Educação. No prazo de cento e oitenta dias, contados na nomeação recém-mencionada, a UFCA deverá encaminhar ao Ministério da Educação, para aprovação das instâncias competentes, proposta de estatuto da entidade, a qual disporá sobre a estrutura organizacional da UFCA, as competências do Reitor e do Conselho Universitário e a composição desse órgão colegiado.
A administração superior da UFCA será exercida, em consonância com as competências estabelecidas em seu estatuto, pelo Reitor e pelo Conselho Universitário, por ele presidido. Ao Vice-Reitor competirá substituir o Reitor em suas ausências e impedimentos legais.
A proposta é respaldada pela Exposição de Motivos Interministerial nº 00186/2011/MP/MEC, a qual consigna que a expansão da rede de ensino superior e a ampliação do investimento em ciência e tecnologia, mediante criação de uma universidade pública no sul do Estado do Ceará, promoverá a inclusão social e atenderá à demanda de uma região com economia e cultura peculiares.
Nenhuma emenda foi oferecida ao projeto durante o prazo regimental observado por este colegiado.
II - VOTO DO RELATOR
É com enorme satisfação que apreciamos a proposta de criação da Universidade Federal do Cariri – UFCA, que terá sede e foro em Juazeiro do Norte e incorporará os campi da Universidade Federal do Ceará situados no referido Município, bem como em Barbalho e em Crato.
Cabe ressaltar que a criação da UFCA não se resume ao mero desmembramento da Universidade Federal do Ceará, pois, além dos campi recém-mencionados, a nova instituição também terá campi em Icó e em Brejo Santo e contará com quadro de pessoal composto, além de pelos cargos lotados nos campi incorporados, por 197 novos cargos de Professor da Carreira de Magistério Superior, 212 cargos de nível superior e 318 cargos de nível intermediário da Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação. A criação da universidade representará notável ampliação e descentralização da oferta de ensino superior público e gratuito, proporcionando oportunidade de acesso a esse ensino e, por via de consequência, de inclusão social a considerável parcela da população que não poderia arcar com as despesas incorridas para frequentar universidades públicas distantes de seu domicílio ou com as mensalidades cobradas por faculdades particulares. E os benefícios da criação da Universidade Federal do Cariri vão além, pois, em virtude da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, também asseguram a ampliação da geração de conhecimentos científicos e tecnológicos, promovendo o desenvolvimento de toda a região do Cariri e seu entorno, beneficiando, em consequência, população superior a 500.000 habitantes.
Por todo o exposto, voto pela aprovação do Projeto de Lei nº 2.208, de 2011.
Sala da Comissão, em....de.....de 2011.
Deputado EUDES XAVIER
Relator 

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Icasa só precisa dos pontos que disputará no Romeirão e de um bom ambiente interno

O verdão do Cariri está na zona de rebaixamento

26/10/2011 - 06:04
Com 39 pontos conquistados em 32 jogos disputados, o aproveitamento do verdão é de 40,6% na atual Série B do Campeonato Brasileiro. Ou seja, o time ainda disputará seis jogos sendo três em Juazeiro do Norte: ABC (RN), Salgueiro (PE) e Portuguesa (SP) e igual número fora de casa: Bragantino (SP), Guarani (SP) e Goiás (GO). Desses embates, os icasianos necessitariam apenas fazer o dever de casa a exemplo do que ocorreu no ano passado quando era respeitado em seus domínios.

Se o Icasa vencer apenas os três compromissos no Romeirão reuniria mais nove pontos o que o faria permanecer na Série B em 2012 com 48 pontos ou um a mais em relação ao ano passado quando ficou na 12ª posição. Para alguns não seria uma tarefa tão difícil assim, pois pega um ABC que começou bem a competição, mas, hoje, luta para não cair, enfrentará o Salgueiro provavelmente já rebaixado quando aqui vier e pegará a Portuguesa supostamente campeã de forma antecipada.

Mas o problema maior do Icasa está dentro de casa. As informações são de que o relacionamento interno não anda nada bom e isso pode atrapalhar as pretensões do verdão que, nesse momento, está entre os quatro últimos colocados. Há quem defenda a imediata reunião de todo o grupo para uma conversa franca em nome da unidade no objetivo maior que é permanecer na segunda divisão do Brasileiro. Para muitos, a tarefa parece até mais fácil se for comparada com o ano passado.

Todavia, a ausência de um diálogo aberto na base de um por todos e todos por um pode comprometer. A campanha de 2011 não está distante em uma comparação com o ano passado quando, em 32 rodadas, o verdão tinha 40 pontos. Este ano já são 39 conquistados. O problema maior é que, nos últimos 20 anos, o Icasa jamais perdeu tanto em seus domínios quanto este ano. Em todos os 33 jogos que aqui disputou este ano, o verdão foi derrotado 10 vezes empatou outras dez e só venceu em 13 oportunidades.

 


Canal: Esporte
Publicada em: 26/10/2011
Fonte: Demontier Tenório

Comunidade do Bairro Frei Damião ganhará mais um posto de saúde

27/10/2011 - 22:11:08

A nova unidade de saúde, que será instalada na Baixa da Raposa, dará suporte a 3 equipes do PSF, o que  representa um incentivo importante para incrementar as ações, que envolvem a atenção básica a saúde no Bairro Frei Damião, que hoje conta com uma população estimada em 18 mil habitantes. O equipamento, que já se encontra em fase de acabamento é considerado um dos maiores  do gênero de todo interior do estado.

O posto de saúde representa maior comodidade para população desta comunidade, pois terá fácil acesso aos atendimentos diversos, sem ter que percorrer longos percursos em busca de serviço médico.

A intenção do prefeito Dr. Santana é descentralizar o atendimento, implantando postos de saúde em pontos estratégicos, contemplando, sobretudo, os bairros periféricos. “Um serviço digno e de qualidade tem que ser oferecido para quem mais necessita da saúde pública. Nossa meta é estender este tipo de atendimento, ainda mais, com a construção de mais postos de saúde, para que mais juazeirenses sejam beneficiados”, enfatizou.

O posto funcionará com 3 equipes completas do PSF e estará preparado para atendimentos ambulatoriais básicos e primeiros socorros, vacinação, pré-natal, pediatria, geriatria, dentre outros.  A nova unidade de saúde do Bairro Frei Damião deverá ser entregue no mês de dezembro.

Secretaria de Saúde
Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte 

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Prefeitura finaliza drenagem da “Rua do Capim”


A Prefeitura de Juazeiro do Norte está realizando os trabalhos de drenagem da Travessa Moisés Fernandes, conhecida como Rua do Capim, no Bairro Timbaúbas, atendendo reivindicações dos seus moradores. Na obra foram colocadas manilhas de 80 cm de diâmetro e construída “bocas de lobo”, nas ruas adjacentes, visando suportar a força das águas e facilitar seu escoamento


Conforme o Secretário de Infraestrutura, Rafael Apolinário, o objetivo da obra é eliminar de uma vez por todas, o problema de água invadindo residências durante a quadra invernosa, danificando móveis e eletrodomésticos. “Estamos realizando um trabalho bem feito para acabar com esse problema definitivamente”, garantiu o Secretário Rafael Apolinário.

O propósito do prefeito do Dr. Santana é realizar outros melhoramentos no populoso bairro. “Faremos diversas outras obras neste bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos que, aqui, residem”, disse o prefeito.

Os moradores da Rua do Capim estão satisfeitos com o serviço. “Esse trabalho é maravilhoso, porque vai acabar com nosso sofrimento no inverno. Moro aqui há mais de 10 anos e nenhum outro prefeito fez um serviço, como esse que está sendo realizado agora nessa rua, por Dr. Santana”, disse a moradora Jandira Luna. Quem também aprovou o trabalho foi a dona de casa, Maria das Graças, residente dessa rua há 9 anos. Segundo ela, quando chovia entrava água e lama nas casas. " Até a frente da minha casa já caiu por causa da inundação. Mas, agora, o problema está resolvido", acrescenta a dona de casa.
Publicado em Cidades
 
Vejajuazeiro

Dilma Rousseff prepara visita a Juazeiro do Norte ainda este ano

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, deve ir ao Cariri em novembro para preparar viagem da presidente.
 
Por: Márcio Dornelles
A presidente Dilma Rousseff já prepara sua viagem a Juazeiro do Norte. A data ainda está indefinida, mas deverá ser ainda em 2011. Dilma visita o município para entregar 1280 casas do programa Minha Casa Minha Vida, construídas pela administração petista de Manoel Santana. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, deve ir ao Cariri dia 4 de novembro para acertar os detalhes da visita da presidente.

A notícia completa está no blog Conexão Brasília-Ceará, com o jornalista Donizete Arruda. Confira outras publicações.

Não seria a primeira vez que a notícia foi divulgada e não concretizada...

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Terminal rodoviário metropolitano do Cariri

TIP em Recife, exemplo a ser seguido.
 
Uma ideia para se pensar num futuro bem próximo. Nas regiões metropolitanas, tudo deve ser planejado em conjunto e os equipamentos urbanos são construídos para servir a várias cidades. Em Recife temos o TIP (Terminal Integrado de Passageiros), que funciona para toda a sua região metropolitana, inclusive para Olinda e Jaboatão, cidades bem grandes.

O triângulo Crajubar é uma versão menor da conurbação pernambucana, mas cresce continuamente e ultrapassa todas as projeções. Já merece um terminal rodoviário metropolitano. Inclusive atualmente demora-se cerca de 1:30h para os ônibus atravessarem o Crajubar, pois é aproximadamente meia hora em cada cidade. Perde-se muito tempo. É preciso otimizar os serviços. É claro que este terminal deveria se localizar em área estratégica entre as 03 cidades e dispor de linhas de ônibus municipais e dos trilhos do trem do Cariri. A construção ficaria a cargo do governo do estado e a manutenção poderia ser por consorcio dos municípios.
 
Cidade Juá

Com a generosidade do governador Sobral se desenvolve: Hospital, VLT, duplicação de avenidas

Hospital regional deve ficar concluído até 2012


Cid Gomes garante unidade de saúde, metrô e avenidas duplicadas para atender Sobral e Municípios vizinhos


Sobral O governador Cid Gomes garante que, até o meio do ano que vem, vai concluir o Hospital Regional Norte. "Este será o maior e melhor hospital de todo o Nordeste do Brasil", disse o governador, em visita à cidade no último domingo. O Hospital da Zona Norte já teve sua primeira etapa estrutural concluída e agora começa a fase do acabamento. Terá 400 leitos com atendimento materno-infantil, pediatria, psiquiatria, urgência, emergência, especialistas clínicas e cirúrgicas.

Além deste anúncio, o governador também informou que duas importantes avenidas de Sobral estão com editais de licitações lançados para serem alargadas. Terão pistas duplas as avenidas Cleto Ferreira da Ponte e José Euclides Ferreira Gomes. "Vamos duplicar com apoio total do Governo do Estado, a Avenida Cleto Ferreira da Ponte, do Centro de Convenções até o encontro da Serra da Meruoca. Outra duplicação é da Avenida da Rotatória do Coração de Jesus (José Euclides Ferreira Gomes) até o Parque de Exposições na saída para Massapê", festejou o prefeito Veveu Arruda, após o anúncio. Cada avenida terá duplicação de três quilômetros e as obras somam R$ 15,7 milhões de recursos do Governo do Estado. "Essas duas duplicações são importantes para ligação entre a sede de Sobral a Massapê e Meruoca, pois hoje as duas avenidas estão estranguladas com um grande fluxo de veículos", atestou o gestor.

Acesso
A Avenida do Contorno (Cleto Ponte) atualmente é duplicada até o Centro de Convenções, no Bairro Junco. O objetivo é que a avenida prossiga duplicada até o contorno no Bairro Renato Parente. "A cidade tem crescido para aquele lado e também queremos melhorar o acesso à serra", defende o prefeito.

Já o acesso à Massapê, pela Avenida José Euclides Ferreira Gomes, será duplicado da Igreja Coração de Jesus até o Parque de Exposições, em um percurso de três quilômetros. Para a duplicação da José Euclides será necessária a desapropriação de 46 residências.

O recurso para a duplicação das duas avenidas foram captados junto a Secretaria de Infraestrutura do Estado. A nova Cleto Ponte custará R$ 6,8 milhões e a nova José Euclides é um investimento de R$ 8,9 milhões. Ainda durante a visita à Sobral, Cid prometeu

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura Municipal de Sobral, Av. Viriato de Medeiro, 1250
Centro - Sobral - Zona Norte
Telefone: (88) 3677.1100

Lauriberto BragaRepórter

Em relação a JN- vamos manifestar opinião de forma poética:

"Pode até parecer fraqueza, pois que seja fraqueza então..". Lulu Santos

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cid Gomes garante ao prefeito de Aurora estrada tão sonhada


Por ocasião da visita do governador Cid Ferreira Gomes, quando da inauguração do trecho da rodovia Pe. Cícero sábado dia (22), o prefeito de Aurora José Adailton Macedo, que fez parte da comitiva governamental, conseguiu a garantia pessoal do senhor governador, a construção da estrada que liga a cidade de Aurora a aquela rodovia, passando pela comunidade de Forquilha.

A construção da tão sonhada rodovia, trata-se de uma grande notícia para todos os aurorenses. Segundo Adailton, esse desejo que perdurava por muito tempo, será concretizado se possível até o término do seu mandato. "A luta foi árdua e insistente . essa obra trata-se de uma das mais importantes dos últimos tempos, não somente para o município de Aurora, como também para as demais localizados no chamado Cariri Oriental. Uma iniciativa que, dentre outras coisas, começará romper com o isolamento da nossa Aurora aos grandes centros". Afirmou.

Com a construção de apenas 20Km da rodovia, a distância entre Aurora e Juazeiro do norte diminuirá em aproximadamente 70 Kms.

Miseria

Convenhamos, o mais díficil já foi feito, seria burice perder a chance de agradar aos aurorenses, que reinvidicam esta obra, que uma vez construída, diminui distâncias com JN e consequentemente: HRC, aeroporto, UFRC, shoppings, faculdades, etc... Defendemos esta obra, tal e qual o acesso via CE-060 até a cidade de Granjeiro. Este conjunto de rodovias deverão incrementar o tráfego ao norte de JN, sendo necessário obras complementares como o Anel Viário, Contorno de Caririaçu, 3ª faixa para veículos lentos no trecho serrano...

A rodovia CE-288 constituiria um importante acesso ao vizinho Estado da Paraíba, aumentando o trânsito em cidades antes isoladas como Aurora e Caririaçu.

domingo, 23 de outubro de 2011

Começam as ações para efetivação da Região Metropolitana


Criada por lei estadual em junho de 2009, a Região Metropolitana do Cariri (RMC) caminha lentamente para sair do papel. Está previsto para o começo do próximo ano o início dos trabalhos de uma consultoria que irá capacitar gestores e técnicos da região. Somente depois dessa etapa, será possível formar o Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região Metropolitana do Cariri (CRMC), responsável por gerir a área.

Cabe ao Conselho, entre outras funções, a aprovação do Plano Diretor de Desenvolvimento Metropolitano (PDDM), que deve apontar diretrizes para o crescimento dos nove municípios que integram a região metropolitana. São eles: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Farias Brito, Nova Olinda e Santana do Cariri. Somadas as populações de cada cidade, a RMC reúne aproximadamente 564 mil habitantes.

O coordenador do projeto Cidades do Ceará - Cariri Central, Adauto Oliveira, argumenta que, organizados na região metropolitana, os municípios poderão atrair mais investimentos federais e obras de infraestrutura. Segundo Adauto, apesar do suporte da Secretaria das Cidades, as prefeituras locais é quem têm que assumir a gestão da RMC.

“É preciso haver capacitação dos gestores na temática da governança metropolitana para que eles saibam como a região metropolitana pode contribuir para os municípios”, explica. Segundo Adauto, a licitação para a escolha de uma consultoria para fazer esse trabalho está prevista para novembro. Adauto explica que o trabalho da consultoria deve durar pelo menos seis meses.

Questionado sobre o porquê da demora na efetivação da RMC, Adauto diz que falta as prefeituras assumirem efetivamente a causa. “Não houve iniciativa local. Estamos assumindo e tentando dar suporte. Ano que vem é ano de eleição. Até lá, é preciso que esse processo esteja consolido para os outros governantes que virão”, lembra.

SAIBA MAIS 
Municípios que formam a Região do Cariri
  Juazeiro do Norte: 252.939
Crato: 121.428 Barbalha:55.323
Jardim: 26.688 Missão Velha: 34.274
Caririaçu: 26.393 Farias Brito: 19.007
Nova Olinda: 14.256 Santana do Cariri: 17.170
  Lei

A lei que cria a RMC foi sancionada em 29 de junho de 2009, mas ainda não tem ação efetiva na região. das cidades,o Crato é o maior em área, com 1.009,202 km². 
  Thiago Mendes

Vejajuazeiro

Luzeiro do Sertão precisa ser incluído no turismo local

Iniciada em 1999, o Luzeiro possui altura de 112 metros, assinada pelo arquiteto Muniz Deusdará, que assim descreveu o monumento:

“A ergue-se aos céus o grande luzeiro é a torre da basílica imaginária. Basílica imaterial onde a abóboda celeste é sua nave. Basílica sem paredes, sem portas, sem limites. O minério laminado ganha forma com o corte preciso do plasma e as soldas embutidas. Tubos transformam-se em esfera. Solta no ar, livre da gravidade visual, paira soberana a grande cruz. Toda branca reflete as cores do dia e transforma-se em farol com a chegada da noite. Sete estágios, sete geometrias, sete níveis separando o sagrado do profano. Geometria matemática materializada em aço. Elo conector do mundo conhecido com o que sonhamos conhecer.”
 
A torre só foi inaugurada de fato em Agosto de 2005, pelo então governador Lucio Alcântara, na época, a torre foi benta pelo Padre Zezinho, de São Paulo, e ficou ou deveria ter ficado como símbolo do nordestino.
“A Igreja e o poder publico, precisam correr e inserir o Luzeiro no  roteiro da Fé dos romeiros” dizem moradores próximo a torre.

Infelizmente, o local deveria hoje ser um belo e grandioso espaço de lazer e visitação, mas foi esquecido pela sociedade, e escarnece no ponto onde Juazeiro surgiu, o marco zero. Apesar disso, a prefeitura se compromete em manter o lugar ou a torre sempre acesa, justificando ao menos o seu nome.

O local também não possui infra-estrutura, segurança, acessibilidade e a mobilidade para os milhões de romeiros que chegam são imputadas. O lugar é muito freqüentado por usuários de drogas, que se aproveitam da pouca iluminação para praticas ilícitas.

Alguns metros à frente, sentido centro, as obras do que será o Centro Multiuso do governo do estado e município, tem obras a todo vapor. O que já poderá incentivar os visitantes, já que o prédio devera funcionar como órgão publico e conseqüentemente trazer maior fluxo de pessoas. 

Comentário: Temos um precioso e caro equipamento para o turista, guardada, escondida, mas mal aproveitada, a torre do luzeiro sendo revitalizada, trará sem duvidas um grande ponto de visitação. E futuramente, com um teleférico, o Luzeiro se tornara um dos lugares mais movimentados do interior.

Raramente se encontra uma obra deste porte nem mesmo em capitais do mundo todo. Seria visitada tanto quanto as igrejas e o horto em Juazeiro do Norte.  Um elefante branco, que pode se tornar com boa vontade e amor pelo Juazeiro, um belo lugar. Fica a dica para os governantes, legislativos e também para a Igreja, ambos, querendo, resolve. 

Vejajuazeiro

sábado, 22 de outubro de 2011

Icasa sofre goleada e volta à zona de rebaixamento da Série B

O Icasa não jogou bem e acabou perdendo por 5 a 2 para o Criciúma, na tarde deste sábado (22), no interior catarinense, pela Série B do Campeonato Brasileiro. 

O resultado faz com que o Verdão do Cariri retorno à zona de rebaixamento. O alviverde tem 39 pontos, ocupando a 17ª colocação. Para o Criciúma, a rodada acabou sendo ótimo, levando a equipe a se aproximar do G4. A equipe chegou aos 48 pontos, na 7ª posição, mas apenas 2 pontos do Americana/SP, 4º colocado.

O jogo

O Verdão começou bem o jogo, criando logo 2 boas chances de gol. Numa delas, Marciano disputou com goleiro e a bola sobrou para Diego Palhinha. O camisa 6 cabeceou e a bola bateu na trave do time da casa.
No entanto, o Criciúma foi aos poucos crescendo no jogo e passou a dominar as ações. O goleiro Marcelo Pitol passou a ser muito exigido e o gol do Criciúma parecia questão de tempo.

E ele veio aos 18 minutos, com um golaço de Guilherme. Ele dominou na intermediária, deu um toque sobre Guto e chutou sem deixar a bola cair. Um 'foguete', sem chances para o goleiro. Golaço!

Os donos da casa seguiram melhor na partida, criando boas chances de ampliar. No entanto, em contra-golpe, aos 27 minutos, Marciano recebeu na área e empatou para o Verdão do Cariri. Menos de um minuto depois, no entanto, o Criciúma voltou a marcar. Thiago Silvy cruzou da direita e Guilherme emendou de primeira, marcando seu 2º no jogo.

Logo no primeiro minuto da segunda etapa, o Criciúma ampliou. Thiago Silvy recebeu, driblou o marcador e chutou no canto. O Icasa ainda diminuiu aos 9, numa bela cobrança de falta de Júnior Xuxa, mas, numa bobeira da defesa icasiana, os donos da casa chegaram ao 4º gol.

O zagueiro André Turatto e Marcelo Pitol bobearam e o atacante Zé Carlos antecipou-se e tocou sobre o goleiro. Eram jogados 18 minutos.

Depois disso, o jogo diminuiu de ritmo. Satisfeito com o resultado, o Criciúma administrou o resultado, e viu o Icasa criar algumas chances de gol, mas sem conseguir marcar.

Nos acréscimos, Roni ampliou para o Criciúma, dando números finais ao jogo: 5 a 2.

Próxima rodada

O Icasa volta a campo no próximo sábado (29), novamente fora de casa. A equipe do técnico Arnaldo Lira encara o Bragantino, em Bragança Paulista/SP. O Criciúma joga na próxima terça-feira (25), em confronto direto contra o Americana/SP.

DN

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Criciuma x Icasa


Verdão está em Santa Catarina, mas indefinido


 
O Icasa já está em Santa Catarina desde a tarde desta quinta-feira, mais precisamente na cidade de Orleans a 38 km de Criciúma, onde o verdão enfrenta o Criciúma no sábado as 16h20min no estádio Heriberto Hulse pela 32ª rodada da Série B.

A delegação alviverde deixou Juazeiro por volta das 2h. A relação dos atletas que seguiram sofreu uma alteração de última hora, a principio o lateral Janilson estaria fora da relação, contudo, um desconforto do lateral Edson, o impediu de seguir com o restante do grupo, assim, Janilson foi relacionado e está no sul.

O time alviverde fará na manhã da sexta-feira um treino na cidade de Orleans, na ocasião o técnico Arnaldo Lira definirá com que formação vai a campo no sábado. A principal dúvida do treinador está na lateral esquerda, Janilson que vinha como titular até terça ou Diego Palinha que entrou bem na função contra o Duque.

Valeesportes

Apesar das dificuldades o Icasa precisa pontuar a qualquer custo em SC. Uma derrota mantém o time na zona da degola - retorno que aconteceu na noite desta sexta por conta da vitória do Guarani de Campinas frente ao mesmo Duque de Caxias já rebaixado na rodada anterior em jogo contra o Icasa. Confira o resultado dos jogos da rodada de hoje e confira os jogos de amanhã. Outro jogo importante, será São Caetano x ABC, que brigam diretamente com o Icasa para escapar do rebaixamento. O Salgueiro ganhou do Asa, o que pode favorecer ao Icasa. Cabe ao verdão fazer sua parte, pois, o time caririense , até então, só depende dele mesmo para não cair.

Tabela do Brasileirão 2011 Série B

Rodada:
Equipe PG J V E D GP GC SG %
Manteve-se na mesma posição em relação à rodada anterior Portuguesa 64 31 18 10 3 65 31 34 69%
Manteve-se na mesma posição em relação à rodada anterior Ponte Preta 57 32 16 9 7 54 37 17 59%
Manteve-se na mesma posição em relação à rodada anterior Náutico 53 31 14 11 6 40 32 8 57%
Manteve-se na mesma posição em relação à rodada anterior Americana 50 31 14 8 9 35 34 1 54%
Manteve-se na mesma posição em relação à rodada anterior Sport 48 31 13 9 9 48 38 10 52%
Subiu em relação à rodada anterior Bragantino 48 32 13 9 10 53 48 5 50%
Desceu em relação à rodada anterior Boa Esporte 47 32 13 8 11 34 29 5 49%
Manteve-se na mesma posição em relação à rodada anterior Criciúma 45 31 12 9 10 34 33 1 48%
Manteve-se na mesma posição em relação à rodada anterior Vitória 44 31 12 8 11 45 40 5 47%
10º
Manteve-se na mesma posição em relação à rodada anterior Paraná 44 32 12 8 12 41 37 4 46%
11º
Manteve-se na mesma posição em relação à rodada anterior G.Barueri 44 32 12 8 12 41 43 -2 46%
12º
Manteve-se na mesma posição em relação à rodada anterior ABC 42 31 10 12 9 40 40 0 45%
13º
Manteve-se na mesma posição em relação à rodada anterior ASA 41 32 11 8 13 37 47 -10 43%
14º
Subiu em relação à rodada anterior Guarani 40 32 11 7 14 40 42 -2 42%
15º
Desceu em relação à rodada anterior São Caetano 40 31 9 13 9 47 45 2 43%
16º
Desceu em relação à rodada anterior Goiás 39 31 12 3 16 42 48 -6 42%
17º
Desceu em relação à rodada anterior Icasa 39 31 9 12 10 46 44 2 42%
18º
Manteve-se na mesma posição em relação à rodada anterior Vila Nova 30 32 7 9 16 28 42 -14 31%
19º
Manteve-se na mesma posição em relação à rodada anterior Salgueiro-PE 28 32 8 4 20 28 49 -21 29%
20º
Manteve-se na mesma posição em relação à rodada anterior Duque de Caxias 15 32 2 9 21 26 65 -39 16%

Brasileirão 2011 Série B
RODADA 32

4  X  3 21/10/2011
20:30
0  X  2 21/10/2011
20:30
0  X  1 21/10/2011
20:30
1  X  2 21/10/2011
20:30
2  X  2 21/10/2011
20:30
  X   22/10/2011
16:20
  X   22/10/2011
16:20
  X   22/10/2011
16:20
  X   22/10/2011
16:20
  X   22/10/2011
16:20