Blog genuinamente juazeirense

Blog genuinamente juazeirense
contatos: juanews@hotmail.com

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Queda do Icasa deixa ampliação do Romeirao mais distante

Era uma vez a ampliação do Romeirão...


 No início do ano foram anunciadas aos quatro ventos verbas da bancada federal para a ampliação do Romeirão, o qual praticamente dobraria de capacidade e estaria apto para jogos até da série A. Ao mesmo tempo, o governador prometeu construir um estádio novo se a Infraero assumisse o aeroporto. Diante das várias indefinições, o assunto foi sendo esquecido.

Agora o Icasa caiu para a série C. Alguém ainda acredita na ampliação do Romeirão ou na construção de novo estádio? As últimas reformas foram feitas na base da pressão, pois ou se adequava o estádio para a série B ou o Icasa não jogava por aqui. Imagine só, seria um constrangimento político irreparável. Só que agora não acontecerá mais nada, nosso Verdão voltou para o fundo do poço...

Resta saber se o restante das cadeiras e o placar eletrônico doados do Castelão serão finalmente instalados.
 
Cidadejua

Rodovia Aeroporto-Missão Velha: dos blogs para política

Rodovia Juazeiro-Missão Velha via Aeroporto entra no debate político

Vejam o twitter do vice-prefeito de Juazeiro:

"Precisamos implantar a estrada Aeroporto/Gavião/Missão Velha, apenas 9km e que diminui em 20km a distancia de Juazeiro a Missão Velha."
"Com a Transnordestina, Missão Velha será a maior cidade industrial do Cariri. Precisamos cada vez mais pensarmos em termos metropolitanos."

 Na semana passada o prefeito de Missão Velha também citou a necessidade de construção desta rodovia no programa de João Hilário na FM Pe. Cícero, ou seja, finalmente nossos representantes começam a falar sobre o assunto, pois brevemente teremos a ferrovia transnordestina em Missão Velha e é imprescindível a ligação deste município com o Aeroporto Regional do Cariri para a otimização de nossa logística. Foram muitos apelos neste mesmo blog e no Juanews. Torcemos para o debate se tornar realidade para o crescimento ainda mais forte do nosso Cariri.
 
Cidadejuá
 
Nota: Somos defensores ferrenhos deste projeto, que na nossa opinião, a rodovia já deve ser concebida em pista dupla semelhante as avenidas: Padre Cícero e Leão Sampaio, e assim constituir um vetor de desenvolvimento e muita prosperidade para toda RMC.
 
 

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Estado precisa incentivar times de futebol

Por sugestão do Sr Julian, que informa programas de incentivos fiscais ao consumidor no Estado do Pernambuco, onde notas fiscais são trocadas por ingressos, abrimos aqui, a discussão sobre alternativas para minimizar as perdas já citadas em toda nossa economia local, por conta da queda do Icasa na Série B.

O sistema é interessante, e poderia aumentar a visibilidade do futebol entre nosso povo. É importante, salientar, que medidas universais, podem viabilizar campeonatos bem mais competitivos, com destaque no Cariri para Crato, Guarani e Icasa.

Economia juazeirense perde com queda do Icasa

A queda do verdão para a Série C deixa um verdadeiro rastro de prejuízos. O primeiro deles se dá em relação à própria cidade que perde uma mídia gratuita em todos os blogs, sites, jornais, revistas e emissores de rádio e TV. Em segundo plano para o Verdes Vales Lazer Hotel que perde algo em torno de R$ 500 mil na sua receita do próximo ano.

Era o único hotel credenciado pela CBF e hospeda ao longo da competição 19 delegações de times de futebol que vinham ao Juazeiro, além do trio de arbitragem, imprensa e até alguns torcedores. O Aeroporto Regional do Cariri vai perder cerca de 2.500 pessoas no seu relatório anual de embarques e desembarques. Afora isso, os ambulantes que comercializavam os seus produtos no Romeirão com uma temporada completa garantida e jogos de boa movimentação.

Transportadores alternativos que traziam torcedores de outras cidades do Cariri, a empresa de ônibus de Fortaleza que enviava o coletivo para fazer o receptivo das delegações que visitavam Juazeiro. Os bares que lotavam com seus telões mostrando os jogos do Icasa. O Panorama Hotel escolhido pelo Icasa para suas concentrações e, principalmente, o torcedor que perde um importante calendário de jogos o qual representava uma excelente opção de lazer.
Miseria

Cariri continua sem Samu

Burocracia emperra implantação do Samu na região do Cariri


AMBULN~1
Por: Luciano Augusto

Há mais de dois anos a região do Cariri aguarda a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas, até agora, só promessa. O assunto é destaque na edição desta semana do Jornal do Cariri.

De acordo com reportagem de Mirelly Moraes, o ex-secretário de Saúde do Ceará, e atual deputado federal João Ananias (PCdoB), afirma que o projeto de implantação está aprovado e pronto para ser executado desde que deixou a pasta em 2010.

Ainda de acordo com o Jornal do Cariri, o atual titular da pasta, Arruda Bastos, tem a mesma preocupação e cobra do Ministério da Saúde o envio de 62 ambulâncias para a região.

Cearaagora

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Grandes do varejo vão a Juazeiro

Mais uma grande loja de supermecados à espera em Juazeiro do Norte


Vai prosseguir a invasão da praça cearense pelas multinacionais do varejo. Juazeiro do Norte - a metrópole do Cariri, que já tem um Atacadão do gigante francês Carrefour e um Bompreço do líder mundial Walmart - prepara-se para receber mais dois grandes supermercados: um do grupo Pão de Açúcar, que desembarcará lá com a bandeira Assai, e outro do mesmo Walmart, com a bandeira Max, que abrirá no dia 29. "Não tem jeito, eles vão entrar em todas as cidades cearenses com mais de 100 mil habitantes. Será bom para o consumidor, mas será danoso para as redes supermercadistas regionais", comenta o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará, Honório Pinheiro, que ergueu a bandeira de defesa do varejo cearense. Ele está sugerindo que o Governo do Ceará e dos demais estados nordestinos criem mecanismos que garantam a sobrevivência das empresas varejistas da Região. A Associação Brasileira dos Atacadistas já se manifestou a favor da ideia, para cuja viabilização será necessária a mobilização da liderança política nordestina. A invasão das multinacionais do varejo vai chegar a Sobral: há seis meses, o Wall Mart, o Carrefour e o Pão de Açúcar procuram terrenos para a instalação de seus supermercados. Esses gigantes operam em escala, têm alta tecnologia e acesso às melhores fontes de financiamento. Para eles, dinheiro não é e nunca será problema

fonte:DN/coluna do Egidio Serpa

Icasa devolta ao pó


A verdade doe, mas precisa ser dita. Achamos após ampla analise sobre a campanha do Icasa em 2011, que os principais culpados são:

- O comando icasiano: não se pode falar em dirigentes, visto sabermos que o poder esta centralizado em uma única pessoa - a prioridade sempre foi a negociação de jogadores e atração de dividendos que nem sempre entraram nos cofres do clube;

-Torcida: um time de Série B precisa de uma torcida maior, mais presente no estádio e que seja franca consumidora do marketing do clube: camisas, souvenirs, etc...;

-Imprensa: A mídia televisiva é muito importante, e a cobertura da campanha do Icasa sempre foi negligenciada principalmente pela TV Verdes Mares Cariri;

-Patrocinadores: A conjuntura de todos os itens aqui descritos culminaram com patrocinadores menos expressivos que os esperados para uma Série B no que se refere a valores;

-Planejamento: Não se poder viver desmontes frequentes, é importante a manuenção de uma base, o Icasa errou ao promover dois desmontes em menos de 01 ano;

-Elenco: Sem entrosamento o Icasa promoveu uma alta rotatividade de jogadores em seu elenco, o que motivou várias alterações ao longo do campeonato brasileiro.

Desafio em 2012

Dar a volta por cima com menos condições que no ano de 2011! Espero que cada um tenha aprendido a sua respectiva lição...



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Enquanto JN dorme no ponto: Piaui projeta seu Porto Seco

Empresários apresentam modelo de porto seco e recinto alfandegário

 
O governador Wilson Martins reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 23, no Palácio de Karnak, com empresários do Ceará e de São Paulo que vieram apresentar modelos para a operacionalização do porto seco e de recinto alfandegário. Após as discussões, Wilson Martins solicitou que os mesmos elaborassem junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) projetos para a implantação dessas obras.

A intenção é trabalhar no porto seco de Teresina enquanto o porto de Luís Correia não fica pronto. Os empresários atuam nos portos de Santos, em São Paulo, e de Pecém e Mucuripe, no Ceará.

Ricardo Valente, do Ceará, com vasta experiência em implantação de portos, ressaltou que a obra atrairá investimentos e repartirá divisas, já que o Piauí é o único estado do país que ainda não possui um porto. “Não existe crescimento em um estado sem a existência de um porto”, afirmou.

“O momento é agora, os empresários podem apostar no Piauí, que o governo se dispõe a dar a estrutura necessária para que instalem seus negócios”, declarou o governador, acrescentando que, atualmente, o Estado contratou consultores para avaliar as grandes obras empreendidas no Piauí, mostrando as características positivas para atrair empresas de todo o país e até do mundo.

Ubirajara Santos, de São Paulo, fez uma breve apresentação sobre o conceito de porto seco, que tem como algumas funções a pesagem, o acondicionamento e etiquetagem. “Esse tipo de porto agrega valor às cargas nacionalizadas, porque é feita a desova imediata, diminuindo também os custos do processo. Dentre outras coisas, esse porto é voltado para o armazenamento e atende às exigências comerciais internacionais”, explicou.

Investimentos
O governador falou do crescimento das exportações piauienses, que é de R$ 180 milhões por ano, e da chegada de grandes grupos, como a Opportunity, na área da mineração, e a Suzano, com a celulose. “Elas irão gerar cada vez mais divisas e atrair mais riquezas”, disse Wilson Martins, que lembrou ainda o crescimento de 70% na produção de grãos do Estado, justificando a potencialidade do Piauí no quesito exportações.

“O Governo do Estado está priorizando este tipo de investimento. Já temos R$ 450 milhões para o porto de Luís Correia e o projeto está em fase de licitação”, ressaltou Wilson Martins. O porto de Luís Correia, que já tem 200 metros de cais prontos, terá a mesma extensão do porto de Santos, o principal do país. Além disso, há ainda R$ 500 milhões destinados à hidrovia do Parnaíba, incluindo a drenagem e o espaço para a instalação de estruturas portuárias.


Fonte: Governo do Estado do Piauí

Prefeitura que não planeja ver muros obstruindo leitos de futuras vias públicas

Muro fecha possível prolongamento da Ailton Gomes

Todos estão "carecas" de saber do trânsito cada dia mais caótico em Juazeiro do Norte. Interessante que as autoridades apostam tudo no Anel Viário, nenhuma outra opção é estudada. Conversa vai, conversa vem, muda de nome toda hora ( Av. do Contorno, Av. Beira-rio, Av. do Agricultor...) e nada de sair do papel. Aliás, nem sabemos de detalhes do projeto, como por exemplo o trajeto envolvido, parece mesmo que não há nada de concreto.

Outras opções para amenizar o caos do trânsito são desperdiçadas, vejam um exemplo:

A administração anterior realizou a pavimentação de pequeno trecho do prolongamento da Av. Ailton Gomes para atender aos interesses de grande grupo atacadista, mas o restante da avenida até a Rua Duca Bringel no final da Lagoa Seca não foi concluída. Seria uma boa opção de tráfego para a sufocada Av. Leão Sampaio. Depois mudamos de gestão e nada foi feito até hoje, o resultado é este:

Casas recém-construídas obstruem parte do que seria o prolongamento da Av. Ailton Gomes.

Logo após as casas acima, um muro fecha completamente o que tinha sobrado da rua.

Lamentável a falta de visão e planejamento!
 
Cidadejuá

Casas Bahia anuncia investir no Cariri


Empresa iniciou operações no Ceará, em mais um passo da estratégia de expansão pelo Nordeste

A Casas Bahia anunciou oficialmente nesta terça-feira o início de suas operações no Ceará. A rede inaugura amanhã duas lojas em Fortaleza, em mais um passo da estratégia de expansão pelo Nordeste, iniciada há dois anos.

Serão abertas uma loja de rua, no centro da capital cearense, e outra no Shopping Center Um. As duas unidades custaram R$ 7 milhões e disponibilizarão cerca de 10 mil itens entre móveis, eletrodomésticos e eletrônicos. A rede está prospectando áreas em outras regiões do Estado, como as cidades de Juazeiro do Norte e Sobral, no interior.

A expectativa é de que o Ceará possa absorver pelo menos 30 lojas da Casas Bahia. Atualmente, a rede conta com 34 lojas na Bahia e uma em Sergipe. Depois do Ceará, Pernambuco será o próximo Estado a receber a varejista, com uma loja em Petrolina, no sertão, e outra no Recife.

Fonte: Revista Exame.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Economista aponta desafios para o Cariri

 O turismo religioso é um dos setores mais fortes para a economia da região, porém, seu incremento depende de condições básicas como aeroporto compatível à demanda
Governos e iniciativa privada formam parceria para o desenvolvimento do Cariri, mas ainda há desafios a vencer

Crato Pensar além das cadeias de demandas municipais e lidar com a heterogeneidade. Este é o principal desafio dos gestores públicos da Região Metropolitana do Cariri. De acordo com a socióloga e economista Tânia Bacelar, a região segue a uma lógica nacional de desenvolvimento das cidades de médio porte. Apesar de estar acima das estatísticas de crescimento e ser considerado um fenômeno, onde apenas o Produto Interno Bruto (PIB) de Juazeiro do Norte quase triplicou em um período de cinco anos, passando de R$ 670 milhões em 2003, para um R$ 1,9 bilhão em 2008, o Cariri ainda tem demandas por serviços básicos de infraestrutura. Em termos de gestão, falta mais interação entre os prefeitos da região.

A maioria das cidades que compõem a RMC tem basicamente uma economia rural. Para a Tânia Bacelar, é preciso repensar as prioridades regionais, que atualmente os gestores públicos apontaram como sendo o turismo e a produção industrial de calçados. Ela afirma que a região tem potencialidades pulsantes e que poderá se fortalecer também como polo de saúde, educação e econômico, gerando novos empregos, atraindo imigrantes e investimentos, que deverão impulsionar o processo dinâmico de melhorias e avanços regional, tendo em vista as recentes instalações de universidades e centros hospitalares.

"Reconheço que essas atividades são de fundamental importância, mas vejo que a região precisa pensar em outros potenciais mais amplos. Certamente, essas outras atividades irão crescer e poderão gerar um desenvolvimento excelente".

De acordo com a economista, o aumento da renda das famílias e os investimentos governamentais na área de infraestrutura atraíram capital privado para a região. "Não dá para entender o que acontece aqui se não olharmos para o Brasil. Mas, esse crescimento é resultado destes dois tipos de investimentos", explica ela.

Mas, ela aponta a falta de técnicos permanentes em gestão como sendo a principal dificuldade atual da administração pública e avalia que as universidades são instrumentos preponderantes na formação profissional de novos gestores.

Inegavelmente, o Cariri é um dos principais polos de turismo religioso do País, chegando a receber mais de um milhão de turistas anualmente. Entretanto, a principal dificuldade que impede o incremento do setor é a ausência de um aeroporto capaz de atender à demanda de voos. Atualmente, o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes não tem acompanhado o crescimento da demanda de passageiros. Falta infraestrutura para um maior fluxo de voos diários. Devido à importância e a evolução do turismo na Região Metropolitana do Cariri, o Governo do Estado está destinando ao setor uma atenção especial, por meio do projeto Roteiros da Fé, que está em fase de aprovação, como parte do projeto Cidades do Ceará - Cariri Central. A medida deverá estabelecer a estruturação necessária para um roteiro de peregrinação religiosa na área central de Juazeiro.

Geopark Araripe
Além dos investimentos no turismo religioso na região há o seguimento do turismo científico, que vem sendo fortalecido por meio de investimentos do Governo do Estado. Está previsto para dezembro a inauguração da sede do Geopark Araripe. O secretário das Cidades do Ceará, Camilo Santana, aponta o setor como uma das soluções para o processo de desenvolvimento da RMC. "Não há como pensar o desenvolvimento da região metropolitana de forma isolada, por cidade, mas envolvendo o conjunto com suas peculiaridades de forma integrada", revelou. Camilo disse ainda que irá amanhã a Brasília pleitear recursos e discutir a implantação do Anel Viário do Cariri.

Ontem, prefeitos, secretários, historiadores, economistas e lideranças políticas de nove cidades da Região Metropolitana do Cariri estiveram reunidas em um debate, realizado na Universidade Regional do Cariri (Urca). O evento discutiu as potencialidades e desenvolvimento da região. Na ocasião, foi proposto um seminário para debater o processo efetivo de ações e gestão das cidades da RMC. A especialista Tânia Bacelar foi convidada a fazer a abertura. Mas, o seminário só deverá acontecer no próximo ano.

Yaçanã Neponucena
Repórter

DN

Reviravolta: Lira sai e Xuxa retorna ao Icasa

Depois de anunciar que o técnico Arnaldo Lira permaneceria no comando do Icasa, o presidente Cícero Damião retroagiu e decidiu, juntamente com seus diretores, que o treinador não permanecerá mais à frente da equipe para a partida do próximo sábado (26), contra a Portuguesa/SP, no Romeirão. Enquanto isso, o atacante Júnior Xuxa, que teria seu contrato rescindido antecipadamente, é aguardado até às 13 horas de hoje (23) para se reintegrar ao elenco icasiano.

“Tentamos contornar, mas a situação ficou insustentável e decidimos que é melhor o (técnico Arnaldo) Lira não ficar no Clube. A torcida ameaçou invadir o gramado e tememos até mesmo uma agressão ao treinador. Portanto, pensando na integridade do profissional decidimos não contar com o Lira no último jogo”, justificou o presidente.

Depois de anunciar que Júnior Xuxa teria seu contrato rescindido para iniciar uma negociação com o São Bernardo/SP, o mandatário do Verdão declarou que o atleta permanecerá no time no jogo contra a Lusa.

“O (Júnior) Xuxa tem contrato conosco até o dia 30 de novembro. Então ele vai cumprir esse contrato. Ele está em São Caetano, em Pernambuco, e é aguardado aqui em Juazeiro do Norte até o meio dia. Quando ele chegar será reintegrado ao grupo, atendendo uma solicitação da torcida e dos jogadores. Todas as decisões foram tomadas em comum acordo com todos da diretoria executiva e do Conselho Deliberativo”, argumentou o dirigente.

Em entrevista concedida nesta terça-feira (22), Arnaldo Lira lamentava a falta de apoio da diretoria do Icasa. Na queda de braço com o craque do time, a maioria resolveu optar pela permanência do jogador e pela saída do técnico.

Contra a Portuguesa, o auxiliar técnico, Raimundinho, deverá comandar o time do Cariri

DN

sábado, 19 de novembro de 2011

Icasa empata e entra na zona de rebaixamento

O Icasa empatou na tarde deste sábado (19) em 0x0 com o Goiás e está mais perto do rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro. A partida aconteceu no estádio Serra Dourada, em Goiânia, e o time cearense teve superiodade ao longo dos 90 minutos, mas não conseguiu vencer.

O empate piora a situação do Icasa porque, faltando somente uma rodada para o fim da competição, o time voltou para a zona de rebaixamento. Seus adversários diretos, São Caetano (SP) e ASA (AL), venceram fora de casa e se afastaram da zona.

O Icasa, agora, está com 47 pontos e não depende mais somente de si para fugir do rebaixamento. Na próxima rodada o time juazeirense recebe a Portuguesa (SP), no estádio Romeirão, e precisa vencer por qualquer placar - além de torcer por derrotas de um de seus adversários diretos.

Três vagas do rebaixamento já estão preenchidas por Vila Nova (GO), Salgueiro (PE) e Duque de Caxias (RJ). Resta uma vaga e o Icasa briga diretamente com São Caetano e ASA.

DN




Decisão antecipada

A um ponto do melhor colocado no Z-4, Icasa precisa da vitória hoje para se livrar do fantasma da degola
Sem Xuxa, Verdão encara o Goiás, que já não possui nenhuma pretensão para o restante da temporada

Em meio as polêmicas que se arrastam por conta do afastamento do meia Júnior Xuxa do elenco do Icasa, a equipe entra em campo às 16h (horário cearense) de hoje, no Serra Dourada, para encarar o Goiás, pela penúltima rodada da Série B.

Atualmente em 15º, com 46 pontos, o Verdão do Cariri precisa garantir a vitória para se afastar de vez da zona da degola - já que a equipe cearense encontra-se a apenas um ponto do São Caetano, primeiro clube do Z-4.

Já o Goiás, em 9º colocado, com 51 pontos, não tem mais pretensões para esta temporada, tendo em vista que a equipe não possui chances de classificação para a Primeirona, nem chances de rebaixamento.

Dúvidas
Para o duelo, o técnico Arnaldo Lira não poderá contar com o atacante Preto. Já o zagueiro Luiz Henrique ainda é dúvida, pois passou a semana afastado dos treinamentos por conta de dores nas costas. Além destes, o zagueiro Everaldo, que se encontra machucado, e Marciano, que retorna de contusão, mas ainda não está 100% fisicamente. A boa notícia está relacionada ao retorno do volante Guto, que cumpriu suspensão automática na rodada passada.

Para o duelo de logo mais, o comandante do alviverde caririense deverá utilizar a seguinte formação: Carlo Luna, Osmar, Turatto, Luiz Henrique; Edson, Luiz Ricardo, Eliélton, Guto e Palhinha; Preto e Alex Afonso.

Goiás
Enquanto isto, o técnico Enderson Moreira manterá a mesma base do time que disputou toda a competição. A diferença em relação à última partida, derrota por 4 a 0 para o Bragantino, será os retornos do volante Marcinho Guerreiro e do meia Felipe Amorim, que cumpriram suspensão automática na última rodada do torneio.

Além disso, o volante Alan Bahia também deve ganhar uma oportunidade no time. No primeiro duelo entre o Verdão de Cariri e o Esmeraldino Goiano na Série B deste ano, disputada em Juazeiro do Norte, os donos da casa venceram o Goiás pelo placar de 4 a 2.
DN

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Shopping Juazeiro vai gerar 400 vagas

Empreendimento contará com lojas como Esplanada, Lojas Americanas, Ortobom, Casa dos Relojoeiros e Subway

As obras do Shopping Juazeiro, mais novo empreendimento do grupo empresarial JDMM, já começaram e a previsão para o início de funcionamento é para o segundo semestre de 2012. O empreendimento terá investimento previsto de R$ 60 milhões e apenas na fase de construção o Shopping vai gerar 400 empregos diretos e 1200 indiretos. Após o funcionamento, a previsão é de que mil novos empregos diretos sejam gerados e outros 2.500 indiretos.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, destacou não só a geração de empregos, mas sobretudo a contribuição que o Shopping Juazeiro dará para consolidar o potencial econômico do comércio da região do Cariri, em especial de Juazeiro do Norte. "Além disso, temos um projeto arquitetônico moderno, que trabalha com a redução dos impactos ambientais e a presença de grandes e conceituadas lojas que virão se instalar no Shopping", afirmou.

Com relação às lojas, já estão confirmadas Esplanada, Lojas Americanas, HP Store, Super Lagoa, Athos, Ortobom, Romannel, Casa dos Relojoeiros, Cecomil, Multicine Cinemas, Bob´s e Subway, dentre outras

DN

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Icasa vence o Salgueiro e respira na Série B


O Icasa venceu o já rebaixado Salgueiro e segue firme na fuga do Z4 da Série B. O duelo entre os times nordestinos aconteceu na noite desta sexta-feira (11) e o Verdão levou a melhor com o placar de 1 a 0.

O gol do triunfo foi marcado pelo zagueiro André Turatto, após cobrança de escanteio precisa de Diego Palhinha. Com os três pontos, o Icasa sobe para a 15ª posição, acumulando 46 pontos. O ASA, time que abre a zona de rebaixamento, está com 42 pontos, mas ainda tem um jogo a cumprir.

Faltando apenas duas rodadas para acabar a Série B 2011, o Verdão vai encarar o Goiás, no próximo sábado (19). O confronto está marcado para às 17h (de Brasília), no Serra Dourada.

1º Tempo

Contando com o apoio do torcedor, o Icasa tratou de tomar as iniciativas no confronto diante do já rebaixado Salgueiro. Sem muitas pretensões, o time pernambucano não exigiu muito do Verdão.

Assim, o time comandado por Arnaldo Lira pressionou constantemente em busca do primeiro gol. Quem levava o Icasa adiante era o meia Diego Palhinha, que assumiu a camisa 10 da equipe.

Aos 28 minutos, em cobrança de falta pela direita, Palhinha acertou a barreira e ganhou o escanteio. Na cobrança do tiro de canto, o meia colocou a bola na cabeça do defensor André Turatto, que só desviou para abrir o placar.

A vantagem não fez o Verdão diminuir o ritmo, mas o Salgueiro passou a assustar e chegou perto de empatar com Élvis. O jogador perdeu um gol incrível, mesmo com Luna fora do lance. Ainda no primeiro tempo o Icasa desperdiçou diversas oportunidades de ampliar, levando o 1 a 0 para o intervalo.

2º Tempo

Apostando apenas em administrar o placar, o Icasa voltou mais defensivo dos vestiários e o Salgueiro passou a levar perigo com investidas ao ataque. O problema é que o time pernambucano falhava nas finalizações e, aos poucos, o Verdão passou a tomar conta do jogo.

Foi aí que apareceu a estrela do goleiro Romero. Baixinho, o camisa 1 do Salgueiro operou verdadeiros milagres para impedir o segundo gol do Icasa. Aos 30, em uma saída de bola errada da defesa, Júnior Xuxa ficou cara a cara com o goleiro, que fez grande defesa.

O Verdão continuou pressionando, mas não conseguiu marcar o segundo gol. Com o passar do tempo, o técnico Arnaldo Lira recuou a equipe e passou a segurar a vantagem até o apito final

DN

Alemães negociam compra de fabricante cearense de trens

 
A alemã Vossloh está negociando a compra do controle da Bom Sinal, fabricante cearense de VLTs (nome dado aos bondes modernos). A informação foi confirmada por Olivier Dereudre, diretor dos escritórios da Vossloh no Brasil e na Argentina.

Sediada em Barbalha (CE), no sertão cearense, a Bom Sinal é a fornecedora dos trens usados no Metrô do Cariri, que liga Juazeiro do Norte ao Crato, e de Maceió, que cobre o trecho entre a capital alagoana a Lourenço de Albuquerque, na vizinha Rio Largo.

A empresa tem ainda em carteira trens para o ramal Parangaba-Mucuripe, do Metrô de Fortaleza, que deverão circular até a Copa de 2014; para o Metrô de Sobral (CE), com previsão de conclusão no ano que vem, e para Arapiraca (AL), Macaé (RJ) e Recife (PE).

Na avaliação de Dereudre, a venda seria a oportunidade de a empresa brasileira ter acesso a novas tecnologias de forma rápida e ganhar musculatura financeira para investir e brigar por projetos maiores no país. Para a Vossloh, significaria a entrada no Brasil com produção local e contratos em andamento, em um momento em que enfrenta queda no volume de vendas em nível global. Dereudre, porém, não fala em prazos e valores para a concretização do negócio.

Nova frente

O desembarque no Brasil soa como um bom negócio para os alemães, que além de trens para passageiros e locomotivas de carga, fabricam ônibus elétricos e equipamentos de infraestrutura ferroviária, como sistemas de sinalização. Mundialmente, no acumulado de janeiro a setembro, a companhia vendeu € 860 milhões de euros, 15% abaixo do mesmo período de 2010.

Fonte: Portal IG

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Sem o Santo Inacio população juazeirense superlota HRC com casos de menor complexidade







Os bastidores da saúde caririense encontra-se em ebolição. Tudo isto depois que o ato irresponsável do prefeito de JN pôs fim na Intervenção do Santo Inacio.

A notícia não agradou o governo do estado, pois, cerca de 80% da ocupação do novo hospital é de pacientes da própria cidade, e com problemas de falta de rede secundária para atendimento a população adulta em clínica médica, cirurgia geral e ortopedia.

O resultado ainda esta por vir, as cotas de cirurgias ortopedicas não foram cumpridas, e as necessidades juazeirenses ofuscam a realização de alta complexidade para a população de todo sul do estado.

Achamos que isto não saira barato!!! 

















Comissão aprova parecer sobre a criação da Universidade Federal do Cariri

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, por unanimidade, o parecer do deputado federal Eudes Xavier (PT) em relação ao Projeto de Lei que cria a Universidade Federal do Cariri (UFCA), desmembrando-a da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para ele, trata-se de mais uma ação do governo federal no sentido do fortalecimento da educação superior junto às populações do interior.

A futura Universidade terá sede em Juazeiro do Norte com abrangência inicial na microrregião do Cariri e seu entorno com a implantação de 5 campi: Juazeiro, Barbalha, Crato, Icó e Brejo Santo. Os recursos serão provenientes de dotação no Orçamento Geral da União e a UFCA terá, inicialmente, 27 cursos de graduação e previsão de 6.490 estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação. A estrutura prevê a criação de 484 cargos de direção e funções gratificadas.

Já o quadro de pessoal efetivo terá 727 cargos, sendo 197 professores da carreira de magistério superior, 212 cargos de nível superior “E” e 318 de nível intermediário classe “D”. Para Eudes Xavier, a Universidade Federal do Cariri atenderá a demanda de uma região com economia e cultura próprias e, agora, o esforço da bancada federal do Ceará é para aprovar o projeto nas demais comissões até o final do ano a fim de ser sancionado pela presidenta Dilma Rousseff até o primeiro trimestre de 2012.

Com certeza, a UFCA causará forte impacto no desenvolvimento sócio-econômico da região. Atualmente, são 11 cursos oferecidos pelo Campus Cariri da UFC quais sejam: Administração, Medicina, Agronomia, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Filosofia, Música, Jornalismo, Música e Design de Produto. Ela vai incorporar a estrutura física da sede da UFC em Juazeiro que funciona no bairro Cidade Universitária.

INVESTIMENTO - Nela já foram investidos R$ 8 milhões em obras de expansão que acaba de concluir sua terceira etapa constituída de dois blocos com salas de aula, gabinetes de professores e laboratórios. Agora, mais R$ 4 milhões serão aplicados na quarta etapa de expansão que deve começar ainda este ano constando de um bloco com salas de aula e gabinetes de professores para os novos cursos e outro com salas de aula, auditório para 300 pessoas e um estúdio de televisão.

Além disso, já são feitas obras de urbanismo como estacionamento com 200 vagas para carros de professores e visitantes. Em seguida, as obras das vias internas da Universidade. Como o campus em Juazeiro está em expansão, muito em breve sua área de ocupação será ampliada dos atuais 16 para 20 hectares devendo chegar a 80 hectares com a futura UFCA atendendo estudantes de Juazeiro, do Cariri e estados vizinhos. De acordo com o Ministério da Educação, serão investidos R$ 14 milhões nos novos campi universitários.

 
Miseria

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Enquanto Pará se divide, Cariri permanece dentro do Ceará por tempo indeterminado,

Foi anunciado o inicio da prograganda gratuíta visando a prestação de esclarecimentos para grupos emancipacionista e grupos que defendem a unidade do Estado do Pará. Enquanto isso, alguns inconsequentes, promoveram campanha "meia-boca" pela criação do Estado do Cariri, mas esqueceram de conquistar apoio e adesões na sociedade de modo, que até hoje, nada de efetivo foi feito neste sentido. Enquanto isso, acompanhamos os passos para criação de novos estados na região norte.

Lançamento do Shopping Juazeiro



O Grupo JDMM está anunciando para o próximo dia 11 o lançamento do Shopping Juazeiro. O evento ocorrerá a partir das 20h no Boulevard Buffet e Recepções.
Juaonline

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Diego Palhinha marca nos acréscimos, Icasa vence o Guarani (SP) e deixa a zona de rebaixamento


O Icasa conseguiu uma vitória fundamental nesta reta final de Série B e deixou a zona de rebaixamento da competição. A vítima na noite desta terça-feira (8) foi o Guarani (SP), que dominou boa parte do jogo, mas viu Diego Palhinha marcar nos acréscimos e garantir o triunfo da equipe cearense.

Com os três pontos, o Icasa empurra o Asa (AL) para a zona de rebaixamento e, pelo menos por enquanto, faz a torcida do Verdão dormir aliviada.

1º Tempo

Apostando nos contra-ataques, o Icasa entrou em campo com um esquema defensivo e esperando o Guarani. Sem Júnior Xuxa, que estava no banco de reservas por opção do técnico Arnaldo Lira, o Verdão do Cariri mostrou muita dificuldade no setor da ligação.

Foi assim que o Guarani aproveitou para construir as melhores jogadas do primeiro tempo. O Bugre chegou perto de marcar aos 29 minutos, após cobrança de falta de Rodrigo Paulista que parou na trave de Luna.

O time de Campinas voltou a assustar no lance seguinte, aos 32. O atacante Denílson tabelou na área do Icasa e, livre, mandou uma bomba que explodiu no poste esquerdo do Verdão de Juazeiro.

Apático, o Icasa não mostrou reação e ficou no lucro, segurando o placar sem gols 45 minutos iniciais.

2º Tempo

O Guarani seguiu pressionando após o intervalo e quase balançou as redes aos 3 minutos. Fabinho aproveitou cruzamento da esquerda, desviou, e viu a bola passar tirando tinta do gol defendido por Luna.

Mesmo com a entrada de Júnior Xuxa, o Verdão do Cariri seguiu mostrando dificuldade na criação e voltaria a ver o Bugre desperdiçar mais uma oportunidade clara aos 24 minutos. Sem marcação, e na pequena área, Rodrigo Paulista mostrou pouca desenvoltura com a cabeça e mandou longe a oportunidade criada após jogada pelo alto.

A surpresa ficou para o último lance da partida. Quando tudo parecia se encaminhar para o zero a zero, Diego Palhinha aproveitou passe de Júnior Xuxa, passou pela marcação e fuzilou o gol do Guarani para marcar o gol da vitória icasiana e se tornar o herói da noite.

DN

sábado, 5 de novembro de 2011

Icasa perde mais uma e continua na zona do rebaixamento

O Icasa perdeu por 3 a 1 para o ABC/RN jogando no Romeirão, na tarde deste sábado (5) pela 34ª rodada da série B. Mesmo criando boas chances, o Verdão não conseguiu vencer o time potiguar e continua na zona do rebaixamento.

Poucas chances e um gol

Jogando em casa o Verdão do Cariri viu o ABC/RN jogar melhor quase todo o primeiro tempo. Mais ajustando em campo, o Alvinegro Potiguar chegou ao gol logo aos 14 minutos. Em jogada pela esquerda, o meia Rodriguinho realizou um belo cruzamento e o atacante Lins, sozinho, mandou para o fundo gol.

O Icasa até melhorou após o ABC abrir o placar, mas não conseguir criar chances claras de gol. Os lances de perigo se reservaram às investidas do meia Júnior Xuxa em cobrança de falta. Duas delas até levaram perigo ao adversário.

Nos últimos minutos da primeira etapa, o Verdão viu o ABC recuar, mas não aproveitou o domínio de bola.
Movimentação

O time cearense voltou com tudo para o segundo tempo. A mudança de atitude do Icasa rendeu bons lances de perigo. E o gol de empate veio logo aos oito minutos. Júnior Xuxa cobrou falta na cabeça do atacante Preto, que no meio da zaga do ABC/RN, conseguiu cabecear para o gol.

Com o empate, o Verdão não parou de atacar. Foram vários lances seguidos com defesas difíceis do goleiro Camilo. Este que saiu após forte pancada nas costas.

Aos 17, um lance curioso para o ABC. O atacante Lins driblou o goleiro Carlos Luna, mas no momento de marcar, mandou o chute em cima do defensor do Icasa, perdendo a chance de fazer o segundo gol.

O jogo seguiu movimentado até o final, com o Icasa dominando, mas perdendo muitas chances claras. E no futebol quem não faz, leva, o ABC chegou ao segundo gol aos 46 minutos, após boa jogada de Lins e conclusão do zagueiro Pio e ainda deu tempo Ederson ampliar com um forte chute fora da área.

O resultado mantém o Verdão na zona do rebaixamento com 40 pontos. Já o ABC/RN chega à 13ª colocação com 46 pontos. Na próxima rodada, o Icasa enfrenta o Guarani/SP fora de casa.

DN

Excesso de sinalização deixa trânsito lento na rodovia Crato-Juazeiro


Semáforos e fotossensores organizam o fluxo de veículos, mas, segundo motoristas, não agilizam fluidez. Um percurso de 20 minutos é feito em cerca de uma hora na avenida que une os Municípios de Crato e Juazeiro do Norte

A instalação dos semáforos e o fechamento dos retornos ao longo da Avenida Padre Cícero (CE-292), entre este Município e Juazeiro do Norte, está sendo causa de reclamações dos motoristas que passam diariamente pelo local. As possibilidades de melhorias do sistema de tráfego acabaram, segundo os condutores, diminuindo a velocidade na avenida e aumentando o tempo do translado.

O percurso que era feito em 20 minutos em média, agora, passou a ser realizado em cerca de uma hora. Além da lentidão, existe outro problema: a quantidade de fotossensores ao longo da rodovia. Após muitos pedidos de mudanças e reivindicações sobre a sinalização viária vertical, inclusive por parte de parlamentares, para solucionar o problema, o Detran solicitou à equipe de área de atuação, um levantamento sobre o fluxo de trânsito, que deverá informar se a passagem de veículos na avenida é intenso ou regular.

Um estudo de engenharia das vias também está realizado. De acordo com o chefe de gabinete da superintendência do Detran, Júlio Cavalcante, engenheiro responsável pela sinalização das rodovias estaduais, o órgão está buscando uma solução para disponibilizar alguns retornos pelas ruas transversais próximas ao Crato, entretanto, será implantado um sistema semelhante ao de Juazeiro. Como alterações nos retornos, em Juazeiro foram colocadas alças de contornos perpendiculares e paralelas que se integram à principal via de acesso. Para isso, a Prefeitura teve que desempenhar serviços e obras complementares nas ruas paralelas. Porém, ainda é preciso haver uma adaptação por parte dos condutores quanto às novas normas.

Em Crato, a quantidade e a obrigatoriedade de sinais luminosos estão sendo observadas pelo órgão regulador do trânsito. A partir do crescimento da frota de veículos e da necessidade de tráfego, a solução apontada ainda é a implantação de novos semáforos. Logo após a finalização do estudo, as obras serão iniciadas. A expectativa é que a instalação dos equipamentos aconteça até dezembro. O Detran já prevê que, futuramente, será preciso construir viadutos para desobstruir a via. Os primeiros sinais luminosos na Padre Cícero foram colocados em julho, na área da sede regional do Detran e no Atacadão, onde constantemente aconteciam acidentes, inclusive, com vítimas fatais.

Diariamente, cerca de 17 mil veículos passam pelo local, onde ao todo, estão instalados seis pares de semáforos binários nas vias de ida e volta entre os dois Municípios, além dos fotossensores. Motoristas consideram excessiva a sinalização. Apesar da redução dos acidentes, que segundo o órgão, foi de 40%, e da maior segura para os pedestres, ciclistas e motoristas, ainda é possível ver muitos engavetamentos entre carros.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com

Série B: Icasa enfrenta o ABC no Romeirão

 Ainda no z-4, o Icasa, comandado por Júnior Xuxa (D), pode sair hoje da zona de rebaixamento
Jogo dos desesperados, assim pode ser definido o duelo entre Icasa e ABC, que acontece hoje, às 16h (horário cearense), no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte. O embate, válido pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, pode livrar momentaneamente a equipe cearense da zona de rebaixamento ou tornar a vida dos potiguares mais tranquila.

Com 40 pontos conquistados, o Icasa amarga a 17ª posição - a primeira dentro da zona de descenso - e, se vencer, sai do Z-4. A situação do ABC não é das melhores, com três pontos a mais, o time pode terminar a rodada na zona da degola.

Sabendo da necessidade de vitória, o técnico do Icasa, Arnaldo Lira, deve ter dor de cabeça para montar a equipe que vai a campo na tarde de hoje.

O goleiro Marcelo Pitol e o volante Gabriel foram vetados, ambos lesionados. Outro desfalque fica por conta de Luis Ricardo, também volante, suspenso após receber seu terceiro cartão amarelo na competição.

A surpresa é o zagueiro Luiz Henrique, que havia sentido dores na coxa e não participou dos últimos treinamentos da equipe para o confronto. Entretanto, após passar por um tratamento específico, o jogador foi liberado para a partida.

Fonte: Diário do Nordeste