Blog genuinamente juazeirense

Blog genuinamente juazeirense
contatos: juanews@hotmail.com

segunda-feira, 26 de março de 2012

TV Verdes mares Cariri: sucursal retransmissora???

Valha-me, Padim Ciço!

A população caririense pergunta: quando é mesmo que a TV Verdes Mares Cariri deixará de ser sucursal retransmissora da programação da TV Verdes Mares Fortaleza? No  único noticiário local, o CE TV 1ª Edição, o que predomina é notícia sobre a capital.

Menos, minha sereia!

Ainda sobre a TV Verdes Mares Cariri. Diariamente. há flashes ao vivo dessa emissora para Fortaleza mas, vez em quando alguns bem que poderiam ser dispansáveis. Exemplo: a repórter Mary Landim ocupou o CE TV 2ª Edição para ensinar consumidor a escolher o melhor peixe para a Semana Santa. Isso cheira a piaba. Ou melhor, piada.

Abidoral, Buchicho, O Povo edição de domingo, 25 de março de 2012


Nota:

Achamos que havia uma disputa pela concessão do 1º Sinal de Televisão Comercial do Cariri, receiosos de perderem o domínio sobre parte do estado, o Grupo Verdes Mares investiu nesta briga. Ao ganhar, começou o descaso - 1º com o tempo excessivo parado para a instalação - 2º Manutenção da mesmice, isto é, comercialização em separado, demais setores da emissora em conjunto. Perde a população local, perde a Globo, perde outro grupo que poderia fazer diferente! 


quinta-feira, 22 de março de 2012

Balanço político local

Como estão os políticos locais

Como queremos


Os políticos juazeirenses parecem defenderem interesses próprios além das necessidades de nossa coletividade. Enquanto deputados federais menosprezam a importância de seus respectivos mandatos em Brasília em prol da ganância, vaidade e sede de poder...


Vaidade

Ganancia
Sede de poder

... pelo executivo. O que vemos é mais completa falta de interesses pela coletividade. A falta de um projeto político para cidade, que deveria se iniciar com uma união entre os que deveriam ser os principais interessados. Somos a favor que os três deputados federais domiciliados em JN fiquem onde estão e comecem a trabalhar pela cidade, que apresentem emendas orçamentárias generosas para nossa cidade.

Obcessão do chefe do executivo municipal
Cores do Município de Juazeiro do Norte


Se não quiserem prestigiar o prefeito, que no momento só pensa em pintar tudo de vermelho, abracem causas como o Aeroporto, a Universidade Federal, a Rodovia Juazeiro-Missão Velha, etc...

Vamos experimentar novos nomes, novas lideranças, alguém que possa governar nossa cidade de modo diferente do que ocorre a mais de uma década, onde só contabilizamos atrasos!!!


Relator é favorável à implantação da UFCA em Juazeiro do Norte

 
A conquista da Universidade Federal do Cariri (UFCA) está cada vez mais perto de acontecer. Uma reunião será realizada às 16 horas de amanhã, entre o relator do Projeto de Lei 2.208-A, o deputado federal Ariosto Holanda, o diretor do campus da UFC no Cariri, Ricardo Ness, e integrantes de uma comissão formada por professores, alunos e funcionários que já vem trabalhando no sentido de agilizar os trâmites para a criação da nova instituição na região, anunciada no ano passado pela presidente Dilma Rousseff.

A reunião, que acontece em Fortaleza, será presidida pelo reitor da UFC, Jesualdo Farias. A expectativa é que, até o meio do ano, o projeto já tenha passado pelas comissões de Educação e Justiça da Câmara e aprovado pelos deputados.

No projeto de lei para a criação da nova universidade, a segunda federal do Estado, já consta o repasse de todos os patrimônios pertencentes à UFC para o Cariri. Os servidores, inclusive, passam a fazer parte da nova instituição. Atualmente, o campus tem uma área equivalente a 20 hectares, que foram doados pela prefeitura local. Agora, com o projeto, está sendo solicitado mais 40 hectares.

Segundo o diretor do campus da UFC no Cariri, Ricardo Ness, mesmo com uma grande valorização da área após a implantação dos cursos e mais outras faculdades particulares nas proximidades, a Prefeitura local vem providenciando o encaminhamento desse processo. Ele afirma que a doação do terreno deve ser encaminhada em breve pela administração à Câmara Municipal para ser aprovado. A meta é de que a universidade possa ser inaugurada em 2014.

Pelo menos R$ 28 milhões já foram assegurados para a criação dos novos campi de Brejo Santo e Icó, que farão parte da instituição, que terá sede em Juazeiro do Norte. A proposta é iniciar o processo de encampação do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Cariri e agilizar a infraestrutura necessária para receber a nova universidade.

Ricardo Ness diz que os componentes dos grupos de trabalho vão discutir, na reunião, o projeto com o deputado e colaborar da melhor maneira, dentro dos processo de adequação, na construção de uma identidade para a nova instituição de ensino.

A UFC no Cariri funciona de forma multicampi, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. O maior campus está localizado em Juazeiro do Norte, com 9 dos 11 cursos que irão compor a UFCA, em princípio.

Para dar uma dinâmica maior ao processo, o diretor afirma que foram criados no campus da UFC sete grupos de trabalhos com professores, alunos e servidores, no sentido de traçar o novo perfil da nova universidade. Já vem sendo levantadas questões relacionadas aos aspectos acadêmicos, organizacionais, além do projeto de desenvolvimento institucional.

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 21 de março de 2012

Improbidade administrativa: serviço mal feito na Av Jose Bezerra

Sem saneamento e drenagem, asfalto da gestão Santana derrete em Avenida de Juazeiro do Norte
buraco 2
Feito e inaugurado há pouco tempo, o asfaltamento da Avenida José Bezerra, derrete feito picolé por conta das poucas chuvas registradas até agora.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, Funceme, a maior chuva que caiu em Juazeiro do Norte foi de apenas 57mm, mas o suficiente para deteriorar parte do que foi feito na gestão petista do Dr. Santana.

O Jornal Folha da Manhã desta terça-feira (20) aponta como causa para o derretimento do asfalto, a falta de infra-estrutura e drenagem.

As fotos podem mostrar o tamanho do estrago e do prejuízo causados a população da grande Juazeiro do Norte.
buraco 5 buraco 1 buraco 3 buraco 4
Por: Wilson Melo
Fotos: Cidade Urgente/TV Verde Vale

Juazeiro do Norte-CE: Frota de veículos emplacados já ultrapassa 73 mil no Detran

A frota atual de veículos emplacados no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) em Juazeiro do Norte é de 73.088 veículos entre carros e motos segundo números fechados no mês de fevereiro. Com ruas estreitas e descontinuadas para garantir um fluxo normal, é o prenúncio do caos no trânsito local. A cidade jamais se preocupou com um plano diretor, ostenta um crescimento econômico e social acima da média e, agora, fica cada vez mais dependente do anel viário, bem como o alargamento de vias.

É claro que nem toda essa frota está circulando pelas ruas e uma parcela dos veículos até já pertence a pessoas em outras cidades. Entretanto, muitos juazeirenses possuem veículos emplacados em outros municípios. Além disso, existe uma frota flutuante estimada em cinco mil veículos por dia circulando nas ruas de Juazeiro, principalmente àqueles que fazem o transporte alternativo. Outros vem a negócios, encontros com familiares, tratamentos de saúde e visitas religiosas.

Quando o assunto é região do Cariri os cálculos apontam na direção de aproximadamente 120 mil veículos, considerando 28 cidades. Segundo o Supervisor Regional do Detran em Juazeiro, José Fernandes Maia, somente motocicletas são 36.062 aqui emplacadas vindo em segundo plano automóveis com 22.582 veículos. As motonetas ou chamadas de cinquentinhas já atingem 5.314 e as camionetes do tipo D-20, por exemplo, são 5.016 unidades.

Existe ainda a modalidade de camioneta tipo Saveiro, por exemplo, que chegam a 721 mas estas são superadas pelos caminhões com 1.644 emplacado só em Juazeiro do Norte. Para fechar os números, estão emplacados ainda reboques (658), ônibus (221), microônibus (166), semi-reboques (156) e outros (548). O crescimento da frota juazeirense chama a atenção e é possível notar por meio dos constantes engarrafamentos e conturbações no dia a dia do nosso trânsito.

Miséria


Cadê a TV Globo do Cariri?

A TV Verdes Mares Cariri ainda não passou de uma mera sucursal da TV Verdes Mares de Fortaleza. Mesmo com todo alarido feito com a chegada de uma afiliada da Rede Globo para o Sul do Ceará, a emissora que tem sua sede na cidade de Juazeiro do Norte ainda não disse a que veio. Desde que entrou no ar não tem feito outra coisa a não ser retransmitir a programação da capital. Até agora o único espaço disponível para o Cariri é um noticioso muito fraco, denominado de CE TV 1ª edição, com metade ou mais do espaço ocupado com notícias de Fortaleza.

Em outros estados onde existem afiliadas da poderosa Rede Globo, cada região tem seu espaço próprio, pela manhã, meio-dia e a noite e até no sábado. Na TV do Cariri que existe praticamente no nome, deveria ter pela manhã o Bom dia Cariri, com notícias de várias partes da região. Ao meio dia seria o Cariri TV, 1ª edição, para em seguida vir o Globo Esporte da região. A noite o Cariri TV 2ª edição, fecharia o espaço liberado pela Globo para sua afiliada. Agora pergunto: por que a Verde Mares Cariri não é realmente uma afiliada da Globo e sim uma sucursal de Fortaleza? Será que a Rede Globo tem conhecimento do que está ocorrendo?

Durante anos a Verdes Mares montou sua estrutura de sucursal em Juazeiro e Crato, mas, inexplicavelmente tudo tinha que depender do Crato. O tempo passou e aos poucos Juazeiro do Norte foi se fortalecendo e finalmente surgiu a concorrência para instalação da primeira TV Comercial no Cariri, cuja sede teria que ser Juazeiro do Padre Cícero. A Verdes Mares que ao longo do tempo dividia o sinal capital interior com o chamado CE, CE 1 e CE2, usando especialmente a parte comercial, relutou o quanto pode para não montar a emissora em Juazeiro do Norte. A Globo exigiu e, segundo se sabe, contra a vontade da própria Verde Mares, foi criada a Verdes Mares Cariri.

Aqueles que defendiam a vinda da emissora afiliada da Globo como a tábua da salvação e a redenção do Cariri, baixaram a crista quando viram a programação pífia que até o momento é destinada a região onde chega o sinal da Verdes Mares Cariri. Os caririenses e que reside no Sul do Ceará, quer e gostaria de ver nos telejornais da emissora sediada no interior, notícias relacionadas com toda região e não apenas da capital. Qual o interesse de quem mora em Juazeiro ver uma noticia de engarrafamento nas ruas de Fortaleza?

É por esse e outros motivos que na maioria das cidades do interior a “febre” das antenas parabólicas e até TVs por assinatura assumiu proporções alarmantes. Tem cidade no Cariri que não se encontra uma antena comum fincada nas casas. Quando não é uma parabólica, tem uma antena da SKY ou da Embratel. O Cariri merece respeito!
Tvpadrecicero

segunda-feira, 19 de março de 2012

Falta terrenos para instalação da UFCA em JN


O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, esteve na região do Cariri neste final de semana aproveitando para tratar assuntos ligados à criação da futura Universidade Federal do Cariri (UFCA). Ele adiantou sobre a necessidade de mais áreas para ampliação e se reuniu com o prefeito Manoel Santana a fim de tratar a questão. Disse mais que já viu algumas plantas e até identificou a área a ser disponibilizada.

Com a chegada da UFC nas imediações da Faculdade de Medicina e, depois, a Faculdade Leão Sampaio em área próxima determinando a criação da Cidade Universitária, as áreas tiveram uma valorização considerável. O reitor sabe dessa condição, mas defendeu pressa na desapropriação da área e aprovação pela Câmara Municipal a fim de evitar prejuízos. “Esperamos até meados de abril, pois, dia 28, estarei em Brasília e já seria importante a posse desse terreno”, disse (OUÇAM).

Segundo advertiu Jesualdo Farias, não haverá recursos para uma obra se a UFC não comprovar a propriedade da área perante o governo federal. Ele adiantou que vai discutir no Ministério da Educação sobre a alocação de verbas destinadas à contratação de projetos e o início imediato das obras. O reitor lembra que o ex-prefeito Raimundo Macedo foi o responsável pela doação da área atual de 200 mil m2 para a implantação do Campus Avançado da UFC no Cariri.

“Na época, já tínhamos a perspectiva de que seria em breve a autorização para criar a UFCA e toda uma dinâmica favoreceu aprovação pela presidente Dilma Rousseff do projeto para a universidade”, argumentou. Atualmente, o Projeto de Lei encontra-se na Comissão de Educação e Cultura e vai ser relatado pelo deputado federal Ariosto Holanda. Ele disse já ter conversado com o parlamentar dando informações importantes para subsidiar o seu relato e mostrando a necessidade de uma tramitação rápida.
O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, esteve na região do Cariri neste final de semana aproveitando para tratar assuntos ligados à criação da futura Universidade Federal do Cariri (UFCA). Ele adiantou sobre a necessidade de mais áreas para ampliação e se reuniu com o prefeito Manoel Santana a fim de tratar a questão. Disse mais que já viu algumas plantas e até identificou a área a ser disponibilizada.

Com a chegada da UFC nas imediações da Faculdade de Medicina e, depois, a Faculdade Leão Sampaio em área próxima determinando a criação da Cidade Universitária, as áreas tiveram uma valorização considerável. O reitor sabe dessa condição, mas defendeu pressa na desapropriação da área e aprovação pela Câmara Municipal a fim de evitar prejuízos. “Esperamos até meados de abril, pois, dia 28, estarei em Brasília e já seria importante a posse desse terreno”, disse (OUÇAM).

Segundo advertiu Jesualdo Farias, não haverá recursos para uma obra se a UFC não comprovar a propriedade da área perante o governo federal. Ele adiantou que vai discutir no Ministério da Educação sobre a alocação de verbas destinadas à contratação de projetos e o início imediato das obras. O reitor lembra que o ex-prefeito Raimundo Macedo foi o responsável pela doação da área atual de 200 mil m2 para a implantação do Campus Avançado da UFC no Cariri.

“Na época, já tínhamos a perspectiva de que seria em breve a autorização para criar a UFCA e toda uma dinâmica favoreceu aprovação pela presidente Dilma Rousseff do projeto para a universidade”, argumentou. Atualmente, o Projeto de Lei encontra-se na Comissão de Educação e Cultura e vai ser relatado pelo deputado federal Ariosto Holanda. Ele disse já ter conversado com o parlamentar dando informações importantes para subsidiar o seu relato e mostrando a necessidade de uma tramitação rápida.

Fonte: Miséria

Achamos que este projeto é prioritário para nossa cidade, se houvesse um Plano Diretor e Lei de ocupação do solo, JN não teria que se preocupar com isso, mas o problema existe, e precisa ser resolvido. Depois desta resolução pontual, prioritária e urgente, se faz necessário projeto que evite situações semelhantes, com instalação de industrias, empresas, conjuntos habitacionais. O prefeito local vive fazendo propaganda do Minha Casa Minha Vida: um projeto de uma construtora particular com financimento do governo federal, mas não diz ( por que não existe) quantas obras de infraestrutura fez para viabilizar o adensamento demográfico no local: não abriu uma rua, não fez um só posto, uma só escola. Assim é fácil, besta é quem se engana...

sábado, 10 de março de 2012

Eleições 2012: em quem votar?

Vivemos alguns anos em JN com prosperidade no mundo político. Nada como no tempo do Padre Cícero de prestígio nem de longe alcançado, mas com grandes nomes a ocupar os principais cargos como de governador, por exemplo. Ai veio um declínio com consequente decadência ora experimentada, sendo preciso um 'up-grade' capaz de fazer o Cariri voltar a ter expressão nas decisões que nos envolvem.

Fica a pergunta em quem votar?

Se votarmos em quem deveria esta nos defendendo em Brasília perdermos espaço na bancada;
Se votarmos em quem esta no poder municipal continuaremos na mesmice;
Se votarmos em alguem novo arriscaremos passar por tudo que já passamos.

Assim, consideramos melhor esquecer por hora os nomes, avaliemos, então as propostas!

Mas quantos já prometeram e nada foi feito. Cadê o Anel Viário por exemplo! Portais, Marco Zero, etc...

Então, vamos apelar para fé!


Deslocamento entre cidades (JN-Crato-Barbalha) perdem características rodoviárias


Com a colocação de semáforos nas avenidas Padre Cícero e Leão Sampaio os acessos entre as  cidades de JN-Crato e Barbalha ganham ares urbanos e consequentemente perdem suas características rodoviárias de deslocamento rápido entre cidades. Apesar de não possuir grandes troncos rodoviários, a RMC é ponto obrigatório de transeuntes, entre Paraíba e Piauí, por exemplo.

As citadas avenidas já demonstram em alguns horários sinais de saturação, e uma das alternativas para a diminuição deste fluxo seria a retirada do tráfego rodoviário a uma via exclusiva com esta finalidade. As chamadas alças rodoviárias. A RMC precisa de novas rodovias que contornem JN, Crato e Barbalha. Precisa para tanto de um govenro atuante e compromissado ao invéns do omisso que ora se encontra no poder.

Aeroporto da Infraero

Recebemos recentemente a oficiliazação da incorporação do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes pela infraero. Agora, passamos a cobrar atitudes exclusivamente da União, e não mais do Estado. Lembramos que o governador havia prometido construir o aeroporto ou um novo estádio. Isto na época que o Icasa gozava de algum prestígio no cenário nacional. Com a queda do clube para Série C isto pode até facilitar para justificar o esquecimento desta promessa. Afinal, temos o Romeirão e a chance de fazer uma boa reforma. Mas, outras obras são necessárias, o próprio aeroporto necessita escoar seu movimento de passageiros e cargas para toda região. Então, por que não insistir na Rodovia JN-Missão Velha? A união ainda promete a instalação da UFCA- Universidade Federal do Cariri, faz a Transposição do São Francisco e Ferrovia Transnordestina. Enquanto projetos na capital e RMF configuram com a coparticipação de união e estado, aqui a esfera estadual deve projetos complementares que nos façam melhor aproveitar os benefícios prometidos pela união. Citamos: Porto Seco, Anel Viário, Rodovia JN-Missão Velha, etc... Não precisa muita imaginação, somente vontade política!!!


projetos de expansão da malha rodoviária ignoram Rodovia JN-Missão Velha

 


Enquanto três rodovias estaduais aguardam obras de duplicação (Sol Poente, Sol Nascente e Serra da Ibiapaba), todas sem necessidade de abaixos-assinados ou campanhas semelhantes a que vemos para a construção da Rodovia Juazeiro -Missão Velha, esta última é totalmente ignorada pelo Governo do Estado, elogíamos a Campanha que observamos na cidade, mas achamos que se realmente tivessemos prestígio, não se precisaria de tudo isto. Há uma grande discussão no Cariri sobre o apoio do governador candidatos a prefeito. Muito se merecem, mas JN e o Cariri não merecem a nenhum deles!

Eleições em JN: Abaixo a vaidade individual em prol da coletividade


Gostaríamos de fazer algumas pergutas ao nosso leitor independente e que gosta de nossa cidade:

 O que leva um político a se eleger para um mandato parlamentar e em seguida deixar o mandato incompleto para pleitear outro cargo?

Que prorrogativa deve ter um candidato em ser prefeito de uma cidade que foi esquecida pelo mesmo em suas emendas parlamentares?

A cidade perderá com a diminuição de sua representatividade em Brasília na troca de um político local do cargo de deputado federal pelo de prefeito?

Devemos permitir a valorização da vaidade individual em detrimento da coletividade?

Por que passado a época das eleições, os políticos locais, não se unem para melhorar nossa cidade?

Por que o fato de termos um deputado local como coordenador da bancada federal cearense não de reverte em melhorias para nossa cidade?


Duas faces de um mesmo governo

Canal do Rio Granjeiro em Crato-CE

Futuro Acquario em Fortaleza-CE

A cidade do Crato sofreu a pouco mais de um ano um desastre com a destruição do Canal do Rio Granjeiro a até agora nada foi feito. Enquanto isso, em Fortaleza, dá-se inicio as obras para a construção de uma outra faraônica, trata-se de um 'Acquario', que será construído com dinheiro emprestado a ser pago por todo o povo cearense. É o governo que o soldado anda de Hilux e recebe uma merreca! Slogan mais apropriado para esta gestão.

Funcionamento da Ceasa Cariri ratifica vocação da nossa região para o crescimento

Ceasa Cariri: primeiro dia de pré-operacionalização

Apesar de poucos dias de funcionamento a Ceasa Cariri dá sinais de organização no tocante ao mercado de hortifrutigranjeiros local. Atacadistas foram deslocados de outros pontos, como o Mercado do Pirajá, que tinha um segmento comercial fora de suas dimensões. Pena ter demorado tanto, já se deve pensar em expansão e na inauguração de estrutura acessória, como bancos anexos, Cresce o eixo Barbalha-Juazeiro, cresce o Cariri.