Blog genuinamente juazeirense

Blog genuinamente juazeirense
contatos: juanews@hotmail.com

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Estado do Araripe

Soldadinho do Araripe

Celeiro de grandes personalidades como: Luiz Gonzaga (eleito pernambucano do século) e Padre Cícero (eleito cearense do século) às regiões do Cariri e Araripe estão intimamente ligadas pelo sotaque, culinárias, e agora procuram aproximação política ao tentar abolir os limites ora existentes e se separar do comando dos seus respectivos litorais.

A proposta é ousada,  mas contribui a somar uma quantidade territorial e populacional bem maior que o projeto do estado caririense original. Precisamos de articulares que permitam uma coesão cada vez mais crescente de idéias. Se a presidente Dilma, quiser enfraquecer o PSB, que governa ambos os estados, não há melhor hora para tal.

Apontamos o nome de Araripe para o estado, devido importância  bilateral. Já a capital deveria a exemplo dos novos estados, ser uma cidade planejada, sugerimos o nome de Cariri. O inusitado é que seria a primeira cidade a nascer despois de sua região metropolitana, pois não há melhor localização que dentro da atual Região Metropolitana do Cariri. Achamos que áreas planas, sem áreas com risco de alagamento ou desmoronamento devem ser priorizadas, dependendo de estudos técnicos. Avenidas largas, loteamentos modernos, mobilidade urbana com ligações ferroviárias com as cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha. A garantia de uma aeroporto digno na RMC, fora ou dentro da capital, como em Garulhos vizinho a São Paulo-SP ou Parnamirim vizinho a Natal-RN.

Seria a abertura de novas fronteiras e mais formento para o crescimento pujante ora vivido. Não se deve pensar em uma capital com ruas estreitas,  problemas de alagamento como o do Canal do Rio Granjeiro, por exemplo. A crítica também é válida para o centro de Juazeiro do Norte. Afinal, o primeiro passo é superar o bairrismo bobo e ultrapassado.

2 comentários:

  1. Permita-me discordar plenamente da opinião do nobre editor.
    Temos que ser bairristas sim! Ser bairrista é ser nacionalista! É amar suas origens acima de tudo.
    Que venha o tal estado do Cariri, mas que a capital seja em Juazeiro do Norte, sem dúvidas e sem discussões!
    Aliás, nós do JUANORTE já levantamos esta bandeira há bastante tempo. Não adotamos a denominação de "região metropolitana do cariri" e sim REGIÃO METROPOLITANA DE JUAZEIRO DO NORTE!
    Defendemos também a criação da DIOCESE DE JUAZEIRO DO NORTE!
    Temos que pensar grande, pois só assim também o seremos!
    As elites burguesas de Crato e Fortaleza que queriam fazer de Juazeiro do Norte um novo Canudos em 1914, ainda tramam e desejam a decadência da nossa cidade!
    Não se enganem!
    Orgulhemo-nos da nossa terra, vejam os motivos:

    1) Maior cidade do interior cearense com quase 300.000 habitantes (fixos e flutuantes);

    2) Segundo maior centro de catolicismo da América latina com quase 2,5 milhões de visitantes por ano;

    3) Maior polo universitário do interior cearense com mais de 70 cursos de graduação, pós-graduação e mestrado;

    4) Terceiro maior polo calçadista do Brasil;

    5) Terceiro maior polo joalheiro do Brasil;

    6) Terceiro maior PIB do Ceará em 2008 com 2 bilhões de reais.

    VIVA JUAZEIRO DO NORTE!

    ResponderExcluir
  2. Defendemos espaço democrático para todas as opiniões, e achamos que uma capital deve servir a todo o estado que governa. Abaixo vaidades e sentimentos de rivalidade. Avante bom senso e poder de aglutinar sentimentos de várias municipalidades em prol de um só estado.

    Achamos que o Juanorte começou muito bom, mas perdeu se tornou decadente, infelizmente... Muito se deve ao radicalismo de idéias, necessitamos liderar toda uma região e não brigar com toda ela

    ResponderExcluir