Blog genuinamente juazeirense

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quinta-feira, 31 de maio de 2012

Prefeitura de JN conversa com o governador?

Cid Gomes vai conversar com prefeitura para assumir obra municipal

O governador Cid Gomes falou de mobilidade urbana durante entrevista coletiva na noite desta quarta-feira (30), na sede da Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte).

O chefe do executivo anunciou que o Estado vai conversar com o governo municipal para assumir obras que serão executadas na Via Expressa.

"O Estado vai procurar os encarregados municipais para que a gente possa se oferecer, no sentido de assumir obras de três túneis na Via Expressa. A obra tem uma ligação direta com o VLT Parangaba-Mucuripe, que só se viabiliza se esses túneis estiverem prontos", comentou.

Os diálogos com a prefeitura vão ficar a cargo do Secretário Especial para a Copa de 2014, Ferrúcio Feitosa, que esteve presente na coletiva.

"Eu vou buscar um entendimento com a prefeitura de Fortaleza no intuito do governo do Estado absorver aquela obra. A Via Expressa faz parte da matriz de responsabilidade. Os túneis serão construídos nos cruzamentos das avenidas Alberto Sá, Santos Dumont e Padre Antônio Tomaz. Essas obras tem uma relação muito forte com VLT e é importante que a gente tenha a segurança de ambas", disse.

Cid Gomes ressaltou que as obras de mobilidade urbana são necessárias independente de Copa do Mundo.

"O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já vinhamos pensando nisso há algum tempo. Já existia um projeto. A Copa de 2014 acabou gerando uma motivação para houvesse o financiamento. As obras de mobilidade urbana em Fortaleza também são necessárias independente de Mundial. A Copa acaba gerando uma motivação para que essas obras sejam feitas. Isso acontece no Ceará e em todos os estados que são sede do torneio mundial", concluiu.

DN

Precisa comentar que enquanto Fortaleza é um canteiro de obras, o Cariri é um cemitério das mesmas???

terça-feira, 29 de maio de 2012

Porque não a Avenida Vírgilio Távora em JN?

Av Vírgilio Távora em JN candidata a CE-523



Em reportagem publicada no Jornal O Povo transcrita logo abaixo foi noticiado a estadualização de vias municipais da capital devido diagnóstico da necessidade de intervenções para melhoramento do trânsito. Em JN uma via em especial, não somente para cidade, mas para toda a região e cidade vizinha poderia ter o mesmo tratamento. É a Avenida Vírgilio Távora (foto acima), que se inicia na junção das Ruas Santa Luzia e do Cruzeiro nas proximidades da Via Férrea, onde foi edificada a Estação de Fátima do VLT Cariri e segue até o Aeroporto. A via necessita de duplicação e prolongamento até a cidade de Missão Velha, sonho de toda uma região, conferindo a todo seu trajeto um novo corredor de prosperidade se fosse concretizado.

Duas vias de Fortaleza passam para gerência do Estado

A avenida Ministro José Américo, no Cambeba, agora é uma rodovia estadual

Decreto do governador Cid Gomes tornou de responsabilidade do Governo a principal avenida do Cambeba e um trecho da Engenheiro Santana Júnior. O objetivo é melhorar o pavimento das duas avenidas


Com a intenção inicial de dar celeridade às obras estaduais, o Governo do Ceará publicou, no dia 12 de abril deste ano, no Diário Oficial do Estado, a transformação de duas avenidas municipais em rodovias estaduais. A primeira, batizada de CE-522, fica no trecho entre a ponte sobre o Rio Cocó, na Engenheiro Santana Júnior, até o cruzamento entre as avenidas Washington Soares e a Sebastião de Abreu, exatamente no viaduto.
A segunda, batizada de Rodovia Ministro José Américo, no bairro Cambeba, que dá acesso do Centro Administrativo Governador Virgílio Távora e foi batizada pelo nome original da avenida.

Isso significa que o trecho da avenida no bairro Guararapes e a via inteira no Cambeba deixam de ter a gerência da Prefeitura de Fortaleza e passam a ter obras, reformas, fiscalizações etc. administradas pelo Governo do Estado. O trecho que será a nova rodovia do Guararapes terá 1,5 quilômetro – e não será a menor do Estado, já que aquela que dá acesso ao aeroporto do Quixadá, no Sertão Central, tem uma extensão de 900 metros.

O gerente de Planejamento do Departamento Estadual de Rodovias (DER), João Bosco de Castro, nega insatisfação com o tratamento dado pela Prefeitura nas avenidas como motivador da mudança da gerência. “Na reformulação do Sistema Rodoviário, incluímos rodovias que façam parte diretamente das ações de redefinição e reformulação estaduais”, aponta. No Plano Diretor Rodoviário, segundo ele, foram identificados todos os “gargalos para serem solucionados num prazo aproximado de 20 anos”. As intervenções estaduais poderão, segundo ele, se dar de maneira bem mais rápida.

Entre as mudanças que poderão ser observadas nas vias, pontua Castro, haverá acessos diferenciados, melhoria do pavimento e recapeamento, construção de túneis – como aquele que está previsto na avenida Engenheiro Santana Júnior, no acesso ao Iguatemi, em parceria com o shopping.

A assessoria de imprensa do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) informou que não estavam previstas obras para o trecho que foi estadualizado na avenida Engenheiro Santana Júnior. De acordo com a assessoria, a primeira fase do Transfor prevê corredores de ônibus na avenida somente até o cruzamento com a Antônio Sales – que seria a ligação entre os terminais Antônio Bezerra e Papicu. Já na avenida Ministro José Américo, o programa já não havia elaborado modificações e as intervenções agora ficarão ao cargo do Governo do Estado.
Expectativa

Motoristas e pedestres que transitam pelas duas vias esperam que a mudança de gerência da Prefeitura para o Governo provoque melhorias estruturais e no trânsito. A vendedora Larissa Lima, 22, que trabalha na região da Washington Soares e sempre trafega pela nova rodovia CE-522 acredita que a mudança de gerência pode melhorar o trânsito local. “O maior problema aqui são os engarrafamentos. A gente perde muito tempo”, conta.
Onde

ENTENDA A NOTÍCIA

A estadualização da avenida Ministro José Américo e de trecho da Eng. Santana Júnior mostra uma tentativa de melhoria nessas vias. Ambas são vias de grande tráfego diário, sofrendo, algumas vezes, com falhas no asfalto.
Saiba mais

A CE-522 e a Rodovia Ministro José Américo são classificadas como rodovias de acesso, ou seja, trechos rodoviários com extensões inferiores a 10 quilômetros que, partindo de rodovias federais ou estaduais, atendem a centros populacionais ou localidades de importância equivalente.
A mudança de gerência provoca alteração nas ações de fiscalização do trânsito. Onde antes atuavam agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), passam a agir os policiais rodoviários do Estado. Isso já acontece em rodovias com trechos em Fortaleza, como as avenidas Washington Soares e Senador Carlos Jereissati.



sexta-feira, 25 de maio de 2012

Porque não a Rodovia JN-Missão Velha?

Duplicação da CE-251
Qua, 23 de Maio de 2012 16:37


O Governo do Estado duplicará aproximadamente 13 quilômetros da CE-251, no trecho da Ponte da Sabiaguaba-Entr. CE-040. No próximo dia 24, às 15h, será iniciado o processo licitatório das obras de duplicação da rodovia citada. As empresas interessadas devem entregar a documentação exigida pela Central de Licitações do Governo do Estado.

De acordo com o gerente de obras rodoviárias do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Quirino Rodrigues, o valor máximo que as obras podem chegar é R$ 50.610.633,10. Ele ressalta que a licitação é do tipo menor preço. As ações terão prazo de 540 dias, a partir da assinatura da ordem de serviço.

Serviço

Licitação da Duplicação da CE-251
local: PGE - Av. Dr. José Martins Rodrigues, 150.
Data e Horário: 24 de maio de 2012, às 15h.

Saiba mais

- A Ponte da Sabiaguaba é um dos principais acesso dos motoristas que estão na Praia do Futuro e precisam ir para Sabiaguaba.

- Ela foi inaugurada em 2010 e possui uma largura de 12,58 metros para 231,8 metros.

Assessoria de Comunicação do DER

Fone: (85) 3101-5788 / 5310
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Governo do Estado entrega 20 Km de rodovia pavimentada
Qui, 24 de Maio de 2012 11:02
As populações dos municípios de Trairi e de Itapipoca estão sendo beneficiadas com a pavimentação asfáltica de 20 quilômetros de rodovia. O Governo do Estado inaugura nesta sexta-feira (25), às 17h30, na CE-346 o trecho Barrento-Canaã. A rodovia liga as belas praias do Litoral Oeste do Estado como Flexeiras, Mundaú, Guajiru e Emboaca.
A solenidade acontece em Canaã, com a presença do governador Cid Gomes, do secretário adjunto da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Otacílio Borges e do superintendente do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Sérgio Azevedo. As melhorias tiveram um investimento de R$ 8.766.975,04 milhões do Tesouro Estadual. A obra foi concluída num prazo de 300 dias.

O trecho recebeu serviços preliminares como terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalizações horizontal e vertical, construção de obras d'arte correntes e especiais, urbanização e revestimento em tratamento superficial duplo e conservação.


Serviço

Inauguração do trecho Barrento-Canaã (CE-346)
Local: Distrito de Canaã - Trairi
Data e horário: 25 de maio de 2012, às 17h30.

Assessoria de Comunicação do DER
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Obras na Santana Júnior têm início
Qui, 17 de Maio de 2012 14:01
O conjunto de obras que melhorará o fluxo de veículos nas avenidas Santana Júnior, Rogaciano Leite e Washington Soares terá início a partir da próxima semana. A primeira intervenção será a construção de um desvio para os motoristas que sairão da Washington Soares em direção à Santana Júnior, passando por parte do estacionamento do Shopping Iguatemi. Segundo André Pierre, Diretor de Engenharia Rodoviária do Departamento Estadual de Rodovias (DER), a medida reduz as intervenções na Santana Júnior, sentido sertão-praia. “Uma das faixas desta avenida (sentido praia-sertão) ficará livre, a mão com bloqueio teve o impacto reduzido com o desvio”, completa Pierre.

Paralelo à implantação do desvio, iniciam-se os trabalhos de construção de dois túneis. Um, sairá da avenida Rogaciano Leite passando por baixo da avenida Washington Soares e seguindo em direção à Santana Júnior, eliminando o semáforo atualmente existente neste sentido. O outro sairá desta última avenida e será o destino dos motoristas que desejem se dirigir ao Shopping Iguatemi, eliminando outro sinal atualmente existente. O investimento para construção do túnel do Iguatemi e sua manutenção ficarão a cargo do shopping.

A última interferência prevista nesta área será a implantação de uma terceira faixa nos dois sentidos do início da avenida Washington Soares reduzindo, assim, os atuais engarrafamentos existentes devido à demanda de veículos na área, especialmente nos horários de maior movimento. O alargamento da via estava previsto no Relatório de Impacto Sobre o Trânsito (RIST) de construção do Centro de Eventos. O prazo de finalização de todas as intervenções é de oito meses, mas a Secretaria da Infraestrutura e o DER querem finalizar as obras até novembro.

Saiba mais


Motoristas que venham da Rogaciano Leite com destino à Santana Júnior tomarão desvios que sairão na rua Miguel Dias.
Valor das obras: Tesouro Estado R$ 25 milhões – Recurso Privado R$ 5 milhões
Investimento Total: R$ 30 milhões
1,2 quilômetro – Área das intervenções. Apesar de curto, o trecho possui grande demanda de veículos.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante
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Governo do Estado inaugura o trecho Quixeramobim-Madalena
Seg, 07 de Maio de 2012 11:08
O Governo do Estado entrega nesta terça-feira (08) à população de Quixeramobim, Sertão Central, 53,8 quilômetros de rodovia pavimentada. O trecho recém pavimentado fica entre as CE-166 e CE-265, localizadas nos município de Quixeramobim-Madalena. A nova estrutura permitirá mais segurança a motoristas e pedestres no trajeto e fortificará a economia das duas localidades a partir do escoamento da produção local. O evento contará com uma carreata saindo de Quixeramobim, onde será descerrada a primeira placa, terminando em Madalena.

De acordo com o superintendente do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Sérgio Azevedo, o investimento foi de R$ 29.409.677,44 milhões do Tesouro Estadual. O projeto da rodovia faz parte de um pacote de obras que receberam investimentos do Estado, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O trecho recebeu serviços preliminares como terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalizações horizontal e vertical, construção de obras d'arte correntes e especiais, urbanização e revestimento em tratamento superficial duplo e conservação. A obra, faz parte dos cerca de 3 mil quilômetros de estrada que estão sendo implantados ou pavimentados pelo Governo do Estado.

Serviço

Inauguração do trecho Quixeramobim-Madalena
Local: Carreata saindo de Quixeramobim e terminando em Madalena.
Data e horário: 08 de maio de 2012, às 20h.

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Governo do Estado duplicará 35 Km da CE-060
Qua, 02 de Maio de 2012 16:36
O Departamento Estadual de Rodovias (DER) duplicará 35 quilômetros da CE-060, conhecida como Estrada do Algodão. As obras incluirão mais três quilômetros de acesso a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Atualmente o projeto, que contemplará o trecho Pacatuba-Redenção, encontra-se na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para licitação.

Os R$ 91.535.940,63 milhões investidos pelo Governo do Estado na duplicação consiste nos seguintes serviços: terraplenagem, drenagem, obras d’artes corrente, obras d’artes especiais (viadutos), sinalização horizontal e vertical, além de proteção ambiental. De acordo com o gerente de obras rodoviárias do DER, Francisco Quirino Rodrigues, as obras devem começar no decorrer do segundo semestre de 2012 e está divido em três lotes.

Assessoria de Comunicação do DER
Fone: (85) 3101-5788 / 5310
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domingo, 20 de maio de 2012

Recurso do BID pode ir para instalação de portos secos

Empreendimentos que se instalarem na ZPE também poderão ser contemplados pelo programa

Os recursos provenientes do Programa de Desenvolvimento do Produtivo (Prodepro), desenvolvido através de parceria entre o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), poderão ser utilizados para a instalação de portos secos e distritos industriais, no Estado, nos pontos de encontro entre ferrovia Transnordestina e rodovias estaduais e federais. O anúncio foi feito ontem pelo governador Cid Gomes, segundo o qual a administração estadual tem a intenção de criar três postos secos no Ceará - nas regiões Norte, Cariri e Sertão Central.

Governadores nordestinos

Governadores e presidentes dos bancos se reuniram na tarde de ontem Foto: Natitnho Rodrigues

Conforme o Diário do Nordeste mostrou ontem, com exclusividade, o Prodepro tem como meta financiar projetos produtivos novos ou em andamento na Região, sobretudo aqueles que se encontram parados ou emperrados, por gargalos de infraestrutura econômica. Através do programa, são disponibilizados, por meio de financiamento, US$ 600 milhões provenientes do BID, com contrapartida de igual monta do Banco do Nordeste.

Ainda sem definição

De acordo com o chefe do Executivo, ainda não estão definidos quais projetos específicos do Estados poderão ser contemplados pelos recursos. "Isso demandará algum tempo. Por mais ágil que seja, pelos menos dois, três meses, no mínimo, nós teremos para pensar em quais serão os investimentos", apontou.

Ele antecipa, porém, que os recursos previstos pelo programa também poderão ser voltados, por exemplo, para empreendimentos na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). "Nós estamos instalando a ZPE, que tem Siderúrgica (CSP), mas, para além disso, nós queremos uma outra área que possa atrair outros empreendimentos que tenham como foco pelo menos 80% da sua produção voltara para exportação", ressaltou.

Fac-símile

Fac-símile da edição de ontem, quando o Diário adiantou o financiamento de US$ 600 milhões do BID, com contrapartida de igual monta do BNB

Elaboração de projetos

O governador comentou ainda que os recursos, embora, quando forem divididos entre os nove estados da Região, não sejam tão expressivos, são importantes para financiar a elaboração de projetos - ponto que precisa ser aprimorado no Ceará. "Muitas vezes você tem linhas de financiamento disponíveis, mas falta ao poder público bons projetos que possam ser implementados num prazo breve ou dentro do que se estima para essas linhas que são oferecidas". O financiamento pode se destinar à elaboração de projetos de engenharia, de EIA/Rima e editais de licitação.

Os detalhes do Prodepro foram debatidos ontem em reunião entre Cid, os outros governadores do Nordeste, o presidente do BID, Luis Alberto Moreno e Jurandir Santiago.

Crédito para o Nordeste pode chegar a U$ 2,4 bi

Após reunião entre todos governadores do Nordeste e os presidentes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, e do Banco do Nordeste (BNB), Jurandir Santiago, o governador Cid Gomes afirmou que foi formalizado um pedido ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que incremente o volume destinado ao financiamento de ações no Nordeste. Conforme o gestor, além dos U$ 1,2 bilhão previstos pelo Programa de Desenvolvimento Produtivo (Prodepro), o BNDES poderá acrescentar mais U$ 1,2 bilhão ao montante, totalizando U$ 2,4 bilhões à Região.

Segundo o presidente do BNB, o programa é destinado a projetos de infraestrutura complementar - para dar suporte a empreendimentos de grande porte - e para o financiamento de iniciativas privadas que se instalem próximas a essas estruturas maiores. "Aí, há (investimentos) mais diversos, ferrovias, estradas, ZPEs são exemplos", ilustra Jurandir Santiago.

Prioridades

"Conversamos que essas prioridades sejam definidas por cada governo estadual, considerando sua prioridade, mas buscando sempre a integração entre os estados do Nordeste, para que sejam potencializar os resultados dos investimentos", acrescentou o presidente do BNB.

Outro "eixo" do programa, afirmou, são ações voltadas para a atração de investimentos internacionais para a Região. O processo, disse, poderá se dar por meio de concessões ou parcerias público-privadas, por exemplo.

Prazos

O prazo de financiamento é de até 20 anos, com carência de quatro anos para início do pagamento. O programa prevê juros de 0,60% mais taxa Libor - taxa preferencial de juros para grandes empréstimos. (JM)

JOÃO MOURA
REPÓRTER

Assistimos a entrevista do governador exaltando pontos de interseção entre as rodovias e a ferrovia. Com a aproximação política entre Cid Gomes e o deputado Wellington Landim - não admirem se no Cariri o município escolhido for Brejo Santo, que tem BR-116 e Ferrovia Transnordestina. Achamos justo, porém é imprecindível que a RMC seja contemplada com Porto Seco e Distrito Industrial próximos a Ferrovia Transnordestina e isso  naturalmente nos remete a candidatura do Quimami - Marco Zero da Ferrovia, porém sem infraestrutura rodoviária, necessitaria a construção de uma rodovia, fato não mencionado por Cid Gomes. O inusitado é que Crato e JN dessa vez pouco poderão pleitear. Existiria a hipótese de JN "puxar" um Ramal  Ferroviário até as proximidades do Aeroporto, fato pouco provável quando se tem um prefeito e deputados  federais como nós temos...

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Estado do Araripe

Soldadinho do Araripe

Celeiro de grandes personalidades como: Luiz Gonzaga (eleito pernambucano do século) e Padre Cícero (eleito cearense do século) às regiões do Cariri e Araripe estão intimamente ligadas pelo sotaque, culinárias, e agora procuram aproximação política ao tentar abolir os limites ora existentes e se separar do comando dos seus respectivos litorais.

A proposta é ousada,  mas contribui a somar uma quantidade territorial e populacional bem maior que o projeto do estado caririense original. Precisamos de articulares que permitam uma coesão cada vez mais crescente de idéias. Se a presidente Dilma, quiser enfraquecer o PSB, que governa ambos os estados, não há melhor hora para tal.

Apontamos o nome de Araripe para o estado, devido importância  bilateral. Já a capital deveria a exemplo dos novos estados, ser uma cidade planejada, sugerimos o nome de Cariri. O inusitado é que seria a primeira cidade a nascer despois de sua região metropolitana, pois não há melhor localização que dentro da atual Região Metropolitana do Cariri. Achamos que áreas planas, sem áreas com risco de alagamento ou desmoronamento devem ser priorizadas, dependendo de estudos técnicos. Avenidas largas, loteamentos modernos, mobilidade urbana com ligações ferroviárias com as cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha. A garantia de uma aeroporto digno na RMC, fora ou dentro da capital, como em Garulhos vizinho a São Paulo-SP ou Parnamirim vizinho a Natal-RN.

Seria a abertura de novas fronteiras e mais formento para o crescimento pujante ora vivido. Não se deve pensar em uma capital com ruas estreitas,  problemas de alagamento como o do Canal do Rio Granjeiro, por exemplo. A crítica também é válida para o centro de Juazeiro do Norte. Afinal, o primeiro passo é superar o bairrismo bobo e ultrapassado.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Banco Mundial visita obras do Cidades do Ceará e Centro Multifuncional


Assessoria de imprensa - SEDETUR
Fotos: O representante do Banco Mundial, economista paquistanês, Taimur Samad, encontra-se no Cariri visitando obras em execução através do Programa Cidades do Ceará, cujo investimento do BIRD é de R$ 134 milhões. Pela manhã estiveram em Crato vistoriando as obras das Praças Juarez Távora, Siqueira Campos, da Sé e Alexandre Arrais. A tarde em Juazeiro do Norte em visitas às obras do Roteiro da Fé e do Centro Multifuncional de Serviços.

No caso da primeira o investimento é da ordem de R$ 4,7 milhões e a outra na razão de R$ 11 milhões. O Secretário das Cidades, Camilo Santana, e o prefeito Manoel Santana ciceronearam a comitiva começando pela Praça dos Franciscanos que está sendo completamente reformada. As praças do Complexo Socorro/Memorial Padre Cícero e José Geraldo da Cruz já estão fechadas para as obras. Outras como a dos Ourives e Salesianos serão reformadas depois.

No Centro Multifuncional a comitiva percorreu vários setores da obras que compreende quatro andares e um anfiteatro numa área total construída de 24 mil metros quadrados. O prefeito Santana foi informado pelos engenheiros da Construtora Borges Carneiro Ltda que a meta é entregar a obra no mês de julho surgindo dai o interesse do mesmo em ter a inauguração no dia 22 quando Juazeiro estará comemorando 101 anos de emancipação política.
O centro vai receber diversos órgãos públicos dos governos estadual e municipal, bem como terá espaços para a igreja por conta do anfiteatro que tem capacidade para 10 mil pessoas. Ao lado desses dois importantes equipamentos já funciona o Shopping dos Romeiros com 1.050 boxes em atividade. Entre ele e a cúpula da Praça dos Romeiros, está sendo construída a Praça do Marco Zero numa parceria entre a Prefeitura de Juazeiro e o Governo Federal.

Veja Juazeiro

Nem um outro lugar brasileiro sofre com a morosidade na conclusão de obras, como a RMC, estas obras já deveriam a muito tempo fazer parte do nosso cotidiano. Muitos outros projetos deveriam já esta em obras, assim vive-se um grande atraso do setor público em relação ao setor privado.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Os desafios provocados pelo desenvolvimento

Estudioso da Urca chama atenção para efeitos colaterais do crescimento econômico e social na região

Mobilidade urbana na região é um dos gargalos



Em franco processo de desenvolvimento econômico e social, a região do Cariri, no Sul do Estado, vem despertando, cada vez mais, preocupação de urbanistas e geógrafos humanos em relação aos efeitos colaterais desse crescimento.
A criação da Região Metropolitana do Cariri, em junho de 2009, por exemplo, é considerada um avanço. Mas também coloca, diante dos nove municípios que a compõem, novos desafios para gestores e a sociedade.

Uma dessas frentes de reflexão encontra-se no Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (Urca). Coordenador de um dos grupos de estudo do departamento, o professor Ivan da Silva Queiróz diz que a região precisa se preparar para impactos de médio e longo prazos.

“A Região do Cariri vem crescendo. Isso é fato. Mas, quais são as consequências desse crescimento?”, indaga o estudioso, doutorando em Desenvolvimento Urbano e Regional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Entre os pontos alertados pelo especialista estão a mobilidade e acessibilidade urbanas nas cidades da região. Principalmente, nos maiores municípios do Cariri - Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. Para o professor, poucos gestores vêm se debruçando na procura de solução para esses problemas.
Explosão demográfica

Outra questão relevante apontada pelo pesquisador da Urca é o crescimento habitacional na região, com especulação imobiliária em algumas áreas da cidade.

Um exemplo desse fenômeno, que tem retirado populações de seus locais de origem, segundo Ivan da Silva Queiróz, é o bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte.

A localidade vive um momento particular de crescimento de seu entorno, o que tem elevado o valor dos imoveis. “As pessoas estão tendo que sair de lá para outros lugares mais distantes”, ilustra Queiróz.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA

Com gargalos próprios de uma região metropolitana, o Cariri cearense apresenta, atualmente, indícios do que poderá acontecer, caso não haja planejamento à altura das transformações por que passam a região.

O Povo

terça-feira, 8 de maio de 2012

Cariri continua de fora dos planos de expansão da Cegás

Cegás deve superar os 300 km de gasoduto em 2012 

 
 

A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) planeja superar os 300 km de rede
de distribuição este ano. Atualmente a empresa, vinculada à Secretaria
da Infraestrutura do Estado (Seinfra), já registra 264 km de dutos. O
montante de investimento será de cerca de R$ 10 milhões e terá como
foco nos segmentos residencial e comercial. Como parte do projeto de
expansão está a implantação de uma linha tronco de gasoduto a parte de
Aquiraz, município da Região Metropolitana de Fortaleza, ligando o
ponto de entrega da Petrobras, que será construído naquele município,
à rede de Fortaleza.
A Cegás firmou contrato com a Universidade Federal do Ceará (UFC) para
pesquisar o potencial do mercado de gás natural nas diversas regiões
do Estado com vistas a uma maior interiorização do fornecimento do
insumo pela Companhia. Para este ano está previsto um aumento do
volume de consumo da ordem de 60m³/dia. A Cegás fornece o energético
para 2.500 clientes residenciais, para 50 do setor comercial, 10 do
industrial e para um de cogeração. Dentre os maiores clientes, que
serão conectados em 2012, estão a AMBEV e o Centro de Feiras e Eventos
do Ceará (CEC).

Hoje a Cegás atende, além de Fortaleza, os municípios Aquiraz,
Aracati, Canindé, Caucaia, Eusébio, Horizonte, Itapajé, Itapipoca,
Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pacajús, Pacatuba, Quixadá, Russas, São
Gonçalo, Sobral e Tabuleiro do Norte.

Assessoria de Comunicação - Cegás


REGIÃO DO CARIRI É PRIORIDADE



O Cariri é a primeira região do Interior do Estado a receber estudos para a descoberta da necessidade de gás natural. O levantamento, contratado pela Companhia de Gás (Cegás), é desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem prazo de nove meses para ficar pronto. O economista e administrador Antônio Cambraia, presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), mira o Cariri como uma das regiões que mais se desenvolve no Estado.

A missão de interiorizar a utilização de gás natural foi exposta pelo próprio governador Cid Gomes (PSB) e o convênio assinado com a UFC auxiliará na definição de prioridades para a elaboração do plano de investimento do planejamento estratégico. “Achamos, por bem, contratar para ter a real quantificação, o potencial que realmente tem a região em termos de utilização de gás, pelo parque industrial que tem”, afirmou Cambraia.
 
 
A manchete acima é apenas mais um jogo de corpo da política cearense, cadê este tal estudo???

Enquanto Cariri amarga falta de estradas há várias duplicações de rodovias na parte de cima do mapa


Governo do Estado duplicará 35 Km da CE-060



O Departamento Estadual de Rodovias (DER) duplicará 35 quilômetros da CE-060, conhecida como Estrada do Algodão. As obras incluirão mais três quilômetros de acesso a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Atualmente o projeto, que contemplará o trecho Pacatuba-Redenção, encontra-se na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para licitação.

Os R$ 91.535.940,63 milhões investidos pelo Governo do Estado na duplicação consiste nos seguintes serviços: terraplenagem, drenagem, obras d’artes corrente, obras d’artes especiais (viadutos), sinalização horizontal e vertical, além de proteção ambiental. De acordo com o gerente de obras rodoviárias do DER, Francisco Quirino Rodrigues, as obras devem começar no decorrer do segundo semestre de 2012 e está divido em três lotes.

Assessoria de Comunicação do DER


Já na parte debaixo do mapa:



Centro de Caririaçu após Rodovia Padre Cícero

Serra do Jenipapeiro após Rodovia Padre Cícero


Serra do Jenipapeiro: Coleção de acidentes no local


Acesso entre as cidades de Aurora e Caririaçu


Projetos engavetados no Cariri



As fotos já dizem tudo. Parece que estamos em dois estados distintos, mas isto é a resultante da concentração de investimentos sobretudo nos arredores de Fortaleza, e a ausência de projetos para a Região Metropolitana do Cariri.