Foi reagendado para Janeiro, a visita do Ministro da Saúde Alexandre Padilha a Juazeiro para assinar a ordem de serviço de construção de mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro Aeroporto e a instalação do SAMU Cariri (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Deverá ser reconfirmada ainda a presença do governador do Estado, Cid Gomes na solenidade.
A UPA custará aos cofres públicos R$ 2,6 milhões sendo um equipamento moderno, com 6 médicos, entre pediatras e clínicos gerais, 13 a 20 leitos e fará uma média de 450 atendimentos médicos por dia. O terreno foi doado pela prefeitura que receberá todos os meses R$ 250mil do Ministério da Saúde e o restante das despesas ficará por conta da prefeitura.
Já o SAMU, será implantado via uma parceria entre Ministério da Saúde, Governo do Estado e Prefeitura é um sistema de atendimento de urgência, com ambulâncias 24 horas e atenderá pelo as comunidades pelo 192. A unidade do SAMU será construída em Juazeiro em terreno a ser doado pela prefeitura.
De acordo com o prefeito Manoel Santana os dois equipamentos servirão para melhorar ainda mais o sistema de saúde de Juazeiro, que vem passando por mudanças na atual gestão. A saúde, de acordo com Santana é uma prioridade e muitas ações ainda serão efetivadas.
A instalação do SAMU e a construção da UPA demonstram mais um passo nas articulações feitas pelo prefeito Santana, em Brasília, para ampliar o atendimento à saúde da população de Juazeiro. Para a vinda desses equipamentos, o prefeito contou mais uma vez com apoio do deputado federal José Guimarães (PT), vice-líder do Governo Dilma na Câmara dos Deputados.
Serviços
Na UPA 24 horas, a população terá acesso a serviço de Raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. Poderá resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. Quando o paciente chega a UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.
Vejajuazeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário