A definição recente de metrôpolitano é muitas vezes confundida com outros meios de transporte do gênero, pelo que foram estabelecidas três condições fundamentais que o caracterizam:
- ser um sistema de transporte urbano elétrico;
- ser independente do restante do tráfego (circulação em sítio próprio, geralmente subterrâneo);
- ser frequente, ou seja, com tempo de espera do próximo comboio reduzido;
Para ser considerado metropolitano não necessita forçosamente de ser subterrâneo, dado que as suas linhas podem ser subterrâneas, terrestres ou elevadas. Apesar do mais comum ser o subterrâneo, as características da linha dependem muito da topografia do terreno, pelo que a técnica varia de linha para linha.
Light rail ou VLT
O termo light rail ou veículo leve sobre trilhos (VLT) é muitas vezes fundido com o de metropolitano, o que causa alguma disparidade de opiniões na verdadeira definição da palavra. Na realidade light rail abarca tanto eléctricos (bondes) como pré-metros (metros de superfície), entre outros. Os pré-metros destacam-se dos eléctricos pelo facto de circularem em sítio próprio, ou seja, separados do tráfego automóvel, por exemplo. Esta confusão na definição de metropolitano é recente, e gera mal entendidos, principalmente pela atribuição do título de metropolitano a sistemas de light rail comuns. Deve-se muito ao facto de, a posse de uma rede de metropolitano, atribuir um certo estatuto económico elevado, sinónimo de desenvolvimento tecnológico, que faz com que linhas comuns de comboio adaptadas passem a ser denominadas de metropolitano.
Wikipédia
Em entrevista concedida ontem a noite (14/02/12) na TV Ceará que será reprisada no próximo domingo às 17h00, o governador definiu metrô fazendo referência ao transporte público a ser inaugurado na RMF. Por que então batizar o VLT entre Crato e JN de metrô?
Nenhum comentário:
Postar um comentário