Blog genuinamente juazeirense

Blog genuinamente juazeirense
contatos: juanews@hotmail.com

quinta-feira, 22 de março de 2012

Relator é favorável à implantação da UFCA em Juazeiro do Norte

 
A conquista da Universidade Federal do Cariri (UFCA) está cada vez mais perto de acontecer. Uma reunião será realizada às 16 horas de amanhã, entre o relator do Projeto de Lei 2.208-A, o deputado federal Ariosto Holanda, o diretor do campus da UFC no Cariri, Ricardo Ness, e integrantes de uma comissão formada por professores, alunos e funcionários que já vem trabalhando no sentido de agilizar os trâmites para a criação da nova instituição na região, anunciada no ano passado pela presidente Dilma Rousseff.

A reunião, que acontece em Fortaleza, será presidida pelo reitor da UFC, Jesualdo Farias. A expectativa é que, até o meio do ano, o projeto já tenha passado pelas comissões de Educação e Justiça da Câmara e aprovado pelos deputados.

No projeto de lei para a criação da nova universidade, a segunda federal do Estado, já consta o repasse de todos os patrimônios pertencentes à UFC para o Cariri. Os servidores, inclusive, passam a fazer parte da nova instituição. Atualmente, o campus tem uma área equivalente a 20 hectares, que foram doados pela prefeitura local. Agora, com o projeto, está sendo solicitado mais 40 hectares.

Segundo o diretor do campus da UFC no Cariri, Ricardo Ness, mesmo com uma grande valorização da área após a implantação dos cursos e mais outras faculdades particulares nas proximidades, a Prefeitura local vem providenciando o encaminhamento desse processo. Ele afirma que a doação do terreno deve ser encaminhada em breve pela administração à Câmara Municipal para ser aprovado. A meta é de que a universidade possa ser inaugurada em 2014.

Pelo menos R$ 28 milhões já foram assegurados para a criação dos novos campi de Brejo Santo e Icó, que farão parte da instituição, que terá sede em Juazeiro do Norte. A proposta é iniciar o processo de encampação do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Cariri e agilizar a infraestrutura necessária para receber a nova universidade.

Ricardo Ness diz que os componentes dos grupos de trabalho vão discutir, na reunião, o projeto com o deputado e colaborar da melhor maneira, dentro dos processo de adequação, na construção de uma identidade para a nova instituição de ensino.

A UFC no Cariri funciona de forma multicampi, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. O maior campus está localizado em Juazeiro do Norte, com 9 dos 11 cursos que irão compor a UFCA, em princípio.

Para dar uma dinâmica maior ao processo, o diretor afirma que foram criados no campus da UFC sete grupos de trabalhos com professores, alunos e servidores, no sentido de traçar o novo perfil da nova universidade. Já vem sendo levantadas questões relacionadas aos aspectos acadêmicos, organizacionais, além do projeto de desenvolvimento institucional.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário