Blog genuinamente juazeirense

Blog genuinamente juazeirense
contatos: juanews@hotmail.com

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Juazeiro do Norte (CE): Parlamentares do Cariri devem se mobilizar pela criação de uma unidade do Exército no Cariri

A demora na chegada do apoio do Exército Brasileiro para socorrer a população do Cariri, diante da paralisação da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros, abriu precedentes para que os parlamentares caririenses possam pedir a Presidente Dilma, a criação de uma unidade do exército para a região Sul do Ceará. Geralmente o Exército Brasileiro está presente em cidades distantes das capitais e onde existem setores importantes como hidroelétricas, subestações de distribuição de energia ou setores importantes do governo federal. Em Petrolina, por exemplo, o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado tem em seu plano emergencial a proteção da barragem de Sobradinho em Juazeiro da Bahia, além do Aeroporto Internacional de Petrolina.

A barragem no Rio São Francisco é ponto estratégico na geração de energia para boa parte do Nordeste. Surgindo qualquer ameaça a Sobradinho, o exército entra imediatamente em ação e assume toda situação. Os militares são treinados e vez por outra fazem exercícios de uma possível invasão de inimigos a barragem de Sobradinho. Na época da instalação do batalhão para proteger a barragem, a força política dos Coelhos em Petrolina, foi mais forte e o quartel ficou do lado de cá do Rio São Francisco. Na verdade o quartel deveria ter sido instalado em Juazeiro da Bahia. Existe quartel do exército também na cidade de Paulo Afonso, Bahia, onde funciona a famosa barragem de Paulo Afonso.

No interior do Ceará só existe um único quartel do exército que fica localizado na cidade de Crateús. O quartel é remanescente do 4º Batalhão de Engenharia que funcionou nos anos 70 naquela localidade, construindo a BR 020. Algumas cidades interioranas possuem unidade de Tiro de Guerra, onde formam atiradores e não soldados do exército. Em Crato e Juazeiro existem essas unidades, que, com apoio de políticos fortes e com compromissos regional, poderiam se transformar num quartel, (batalhão ou companhia) do Exército Brasileiro.

ESTRATÉGICO E VUNERÁVEL

No Cariri existe um ponto estratégico e bastante vulnerável que é a Estação da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), localizada na cidade de Milagres. É dali que parte a energia elétrica para todo Ceará e parte da Paraíba e Rio Grande do Norte. Sendo um setor importante para distribuição de energia elétrica, em sua redondeza não existe um unidade militar da Forças Armadas para dar apoio, caso surja um imprevisto. A unidade mais próxima, caso haja uma necessidade, é mesmo Petrolina, Pernambuco, distante 400 quilômetros. Em Juazeiro temos o Aeroporto Nacional do Cariri com uma movimentação maior do que algumas capitais. Está passando da hora de se pensar mesmo em dotar o Cariri de uma unidade militar do Exército Brasileiro.

Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário