Criada por lei estadual em junho de 2009, a Região Metropolitana do Cariri (RMC) caminha lentamente para sair do papel. Está previsto para o começo do próximo ano o início dos trabalhos de uma consultoria que irá capacitar gestores e técnicos da região. Somente depois dessa etapa, será possível formar o Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região Metropolitana do Cariri (CRMC), responsável por gerir a área.
Cabe ao Conselho, entre outras funções, a aprovação do Plano Diretor de Desenvolvimento Metropolitano (PDDM), que deve apontar diretrizes para o crescimento dos nove municípios que integram a região metropolitana. São eles: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Farias Brito, Nova Olinda e Santana do Cariri. Somadas as populações de cada cidade, a RMC reúne aproximadamente 564 mil habitantes.
O coordenador do projeto Cidades do Ceará - Cariri Central, Adauto Oliveira, argumenta que, organizados na região metropolitana, os municípios poderão atrair mais investimentos federais e obras de infraestrutura. Segundo Adauto, apesar do suporte da Secretaria das Cidades, as prefeituras locais é quem têm que assumir a gestão da RMC.
“É preciso haver capacitação dos gestores na temática da governança metropolitana para que eles saibam como a região metropolitana pode contribuir para os municípios”, explica. Segundo Adauto, a licitação para a escolha de uma consultoria para fazer esse trabalho está prevista para novembro. Adauto explica que o trabalho da consultoria deve durar pelo menos seis meses.
Questionado sobre o porquê da demora na efetivação da RMC, Adauto diz que falta as prefeituras assumirem efetivamente a causa. “Não houve iniciativa local. Estamos assumindo e tentando dar suporte. Ano que vem é ano de eleição. Até lá, é preciso que esse processo esteja consolido para os outros governantes que virão”, lembra.
SAIBA MAIS
Municípios que formam a Região do Cariri
Juazeiro do Norte: 252.939
Crato: 121.428 Barbalha:55.323
Jardim: 26.688 Missão Velha: 34.274
Caririaçu: 26.393 Farias Brito: 19.007
Nova Olinda: 14.256 Santana do Cariri: 17.170
Lei
A lei que cria a RMC foi sancionada em 29 de junho de 2009, mas ainda não tem ação efetiva na região. das cidades,o Crato é o maior em área, com 1.009,202 km².
Thiago Mendes
Vejajuazeiro
na minha opinião a cidade de brejo santo deveria fazer parte de rmc, visto que possui uma estreita relação comercial com juazeiro,possui 45 mil hab e esta a menos de 50 km de juazeiro, isto se fosse construida uma estrada reta.
ResponderExcluiré epenas minha humilde opinião
RM sao constituidas de varios municipios em prol de um bem comum. REconhecemos Brejo Santo como uma cidade relevante para o Cariri e esperamos que mais cedo ou mais tarde a cidade se integre a nossa RMC
ResponderExcluir