Eis como as Agências de Notícias divulgaram a novidade: “O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira, durante o anúncio da criação de quatro novas universidades e 120 institutos federais de educação, que o objetivo do governo com a ampliação do ensino é garantir a erradicação da miséria no País. (...) Dentre as universidades criadas está a Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), no Ceará, que terá sede em Juazeiro do Norte - ela será instalada na atual estrutura do campus Cariri, que pertence à Universidade Federal do Ceará (UFC)”. Foi confirmada – infelizmente – uma previsão desta coluna (conforme nota publicada em 6 de julho deste ano, sob o título, “Tragédia em 3 atos”). Naquela data escrevi o abaixo, agora republicado de forma resumida. A conferir:
“Ato 1 – Louve-se a transparência e sinceridade de Cid Gomes! Na sua primeira administração, ele anunciou que o Governo do Ceará não tinha cacife para bancar três universidades públicas estaduais (Uece, UVA, Urca). E iria pedir ao Governo Federal para assumir o ensino superior das universidades cearenses interioranas. E mais: a primeira a ser encampada deveria ser a Universidade Regional do Cariri–Urca”.
“Ato 2 – Reeleito, o governador Cid Gomes vem a Crato e anuncia que o Ministério da Educação vai criar a Universidade Federal do Cariri. O anúncio de Cid foi comemorado em Crato, cuja população acredita que a sede da futura universidade ficará nesta cidade”.
“Ato 3 -- Dilma Rousseff cria a Universidade Federal do Cariri. Juazeiro do Norte, justificadamente, fica com a sede por dois motivos: é a cidade onde está localizado o maior campus da UFC (na 3ª fase de expansão, enquanto o de Ciências Agrárias, em Crato, sequer foi concluído) e o campus que detém o maior número de cursos em funcionamento. Meses depois, a Urca é encampada pela Universidade Federal do Cariri. Crato fica com o Campus do Pimenta como prêmio de consolação...”
(Até aqui a nota publicada em 06 de julho passado)
--- --- ---
PS – Ato 4 (ou “gran finale”) – escrito nesta tarde da 3ª feira, 16 de agosto de 2011:
(Até aqui a nota publicada em 06 de julho passado)
--- --- ---
PS – Ato 4 (ou “gran finale”) – escrito nesta tarde da 3ª feira, 16 de agosto de 2011:
Pois é. Só resta aguardar agora a encampação da Urca pela Universidade Federal da Região do Cariri–UFRC. Planejada – desde 2005 pelo Governo do Ceará, a encampação foi absorvida pelo atual governador Cid Gomes. Que deverá fazê-la de forma lenta, segura e gradual, tão logo a UFRC seja implantada...
Jus esperniandi
Certamente alguns protestos – mínimos, diga-se de passagem – deverão ocorrer contra a encampação da Urca pela Universidade Federal da REgião do Cariri. De onde virão esses protestos? Da população de Juazeiro do Norte? Nem pensar. Povo e lideranças daquela cidade veem a Urca como algo distante, um problema a ser resolvido pelos cratenses. O mesmo pensamento domina povo e lideranças dos demais municípios caririenses. E aí, a população de Crato protestará contra a encampação? Dificilmente! Na Mui Nobre e Heráldica Cidade, o povo imagina a Urca como uma entidade corporativa fechada, com suas homéricas brigas intestinas, sem vínculos fortes com outras instituições importantes da comunidade. A pequena reação – se ocorrer – virá unicamente dos professores da Urca. Para tanto, mágoas (acumulada nas correntes internas) deverão ser esquecidas. É hora de juntar os cacos. Trogloditas marxistas-leninistas-petistas usarão arrazoados do tipo: “é difícil (os mais otimistas dirão: é impossível) esta encampação... A Urca tem patrimônio, etc. e tal”. Será? “El Cid”, o campeador, ouvirá as lamúrias... E depois dará prosseguimento – como costuma fazer nas suas determinações – rumo à encampação.
Armando Rafael
Achamos que houve uma grande conquista para todo Sul do estado. Cidades como JN, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó devem festejar esta vitória. Não há derrotas para nenhuma desta cidades. Não sejamos ingratos. Temos a opinião que devemos todos juntos fiscalizar o cronograma de implantação da nossa mais recente conquista.
Sobre a incorporação da URCA pela UFCA nada esta definido. É um desejo do governador que não tem nenhum tipo de manifestação por parte do governo federal. Tudo deve ser avaliado com todas cartas a mesa. Prejuízos devem ser evitados.
O Crato não foi capaz sequer de doar seu Parque de Exposições para o ensino universitário. O que querem? Como querem? Nem tudo pode ser como idealizamos!
Meu comentário: como é um assunto palpitante -até demais e que mexe na cabeça de alguns juazeirenses - a federalização da URCA é um caminho. Não o das pedras, mas aquele cheio de espinhos e penhascos. Este foi o ponto 1.
ResponderExcluirO ponto dois é que caso haja a incorporação da URCA pela UFRC - que, convenhamos, possui sigla feia se comparada a UFCA - o Crato passa a garantir um imenso ativo imobiliário em favor da instituição. Se não vejamos: campus 1 e 2 do Pimenta com significativas instalações, a saber: sede do GeoPark, servidor da central de computadores, laboratórios de biologia ora construidos com valor superior a meio milhão, residência universitária, ginásio poliesportivo em construção com capacidade para 2500 pessoas sentadas, restaurante universitário e, agora, a já certíssima incorporação do parque de exposições ao patrimônio físico da URCA. Já certíssima, anotem.
Como podem ver, caso a URCA seja incorporada,o que é muito difícil, acredito, não haverá para Juazeiro a transferência do que realmente importa para uma cidade: a movimentação estudantil decorrente da infraestrutura instalada. Neste caso, ser apenas a sede da instituição(que será em juazeiro) pode gerar algumas frustrações a algumas pessoas que não se conformam com o simples fato dos cursos da URCA estarem em Crato...
É bom lembrar que diferentemente da URCA, que nasceu todinha dentro do Crato e que só no século XXI chegou a Barbalha(fato lamentável), a UFRC já nasce virtualmente instalada nas três cidades. O bolo já veio bem repartido. Torçamos que o glacê não seja de procedência duvidosa.
ps adicional ao Juanews: querido, guarde seu ressentimento em relação ao Crato para momentos mais solitários, tipo aqueles em que você fica sozinho matutando sobre a vida. Aproveite e reflita se isto realmente faz bem.
Diferentemente de outro blog - novo por sinal- sobre Juazeiro, aqui você sempre transparece antipatia e falsa ironia. Aliás, falsa não. São apenas tentativas frustradas de tentar ser irônico. Não fique igual ao Blog do Crato ou ao Juanorte, cheio de gente descontrolada na hora de escrever. Lembre-se: uma coisa é o que pensamos. Outra bem diferente e que pode ser terrivelmente deselegante é publicarmos o que realmente sentimos...e viva a hipocrisia!!!
NÂO CONCORDAMOS COM TODOS OS POSICIONAMENTOS DE ALGUNS CRATENSES> VEJA QUE O BLOG APENAS TRASNCREVEU A OPINIAO DE OUTRO BLOG> ACHAMOS QUE A UFCA È DE TODO CARIRI EM ESPECIAL DA RMC> NOSSA OPINIAO ESTA CONTIDA NUMA POSTAGEM PRÒPRIA E A PARTE> DESTACAMOS OPINIÔES E COMENTARIOS DE TERCEIROS POIS NOS AJUDA A VER O MUNDO DE DIVERSOS ANGULOS ANTES DE EMITIR NOSSA OPINIAO> ATO QUE FIZEMOS NO MOMENTO OPORTUNO>
ResponderExcluirMas justamente teci críticas quanto a sua postagem própria. Sua verve anticratense está nas entrelinhas. As vezes ela vem explícita mesmo. É facílimo perceber. Mas deixa pra lá.
ResponderExcluirRepito: como cratense, eu torço, sim, que não haja essa coisa de "campus central" como estão propalando por aí. O que importa é ter três grandes campi em cada cidade. De forma que reitoria aqui ou lá seja um mero detalhe. Afinal, infraestrutura instalada é o grande diferencial. Tão grande que Juazeiro já sai na frente com a reitoria. Porém, mero detalhe.