José Leite - Barbalha
O prefeito de Barbalha José Leite vê como um avanço significativo a chegada da Universidade na região, uma vez que a demanda de alunos concluintes do ensino médio só cresce. " Teremos então a qualificação profissional que tanto precisamos. Crescemos e desenvolvemos o que exige profisionais qualificados, E isso passa pela Universidade".
José Leite também acredita que Barbalha sairá fortalecida na área de medicina, "já somos referência pela rede hospitalar,mas queremos a abertura de cursos voltados para outras áreas, como agronomia, já temos a cultura de diversos produtos, e na área de administração, queremos mais gestores formados no município", declara. Na sua visão, o Cariri já perdeu por muitos tempos com as disputas que existiam entre os municípios, hoje, ele diz que há uma integração além das disputas partidárias. "Os prefeitos estão integrados em tratar a região como metropolitana e trazer benefícios".
Samuel Araripe - Crato
O prefeito do Crato, Samuel Araripe diz que a Universidade vai trazer o incremento educacional. “Isso é extraordinário para o Ceará como um todo. Onde fica a sede é apenas um detalhe, o importante é que teremos campi no Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó. É o Cariri crescendo mais do que o Ceará e o Nordeste”, festeja, acrescentando que a região passa por um desenvolvimento extraordinário “e merece tudo isso, já que temos 33 municípios e aproximadamente um milhão de habitantes”, finalizou.
Manoel Santana - JN
O prefeito de Juazeiro, Manoel Santana diz que já começa a trabalhar a questão orçamentária para viabilizar o projeto. Ele conta que em conversas com o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, pode reconhecer que durante a sua gestão a UFC cresceu e se consolidou no Cariri, explicando ser desta estrutura que nascerá a tão sonhada UFCA. “Não existe essa idéia de se começar um campus do zero, o que se vai fazer é aproveitar a estrutura da UFC, que já existe, e ela passa a ser o epicentro da Universidade Federal do Cariri”, diz Santana.
E a partir disso, de acordo com o prefeito de Juazeiro, “começa a se fortalecer os laços com os municípios da vizinhança, cada um recebendo uma estrutura de apoio com a sua vocação. Barbalha pode se fortalecer muito com o ensino médico, que já existe e essa estrutura será mantida. O Crato se fortalece com o campus que está voltado para agronomia e zootecnia. “Não deve existir disputa, somos uma área tão próxima uma da outra, que a diferença é mínima e isso acaba ocorrendo mais por vaidade e não é o caso. O mais importante na criação da UFCA é que passaremos a ter mais autonomia de gestão e financeira do campus”.
Fonte: Jornal do Cariri
Seria muito bom ver uma competição saudável, como por exemplo, ver quem doa mais terrenos e proporciona mais infraestrutura para a UFRC. No futuro, com a distribuição dos campus e necessidade de integração entre todas as cidades da RMC, vivenciaremos a necessidade de obras como avenidas, implantação de ramais ferroviários para passageiros, e muito mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário