Blog genuinamente juazeirense

Blog genuinamente juazeirense
contatos: juanews@hotmail.com

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Juazeiro do Norte ganhará nova vara da Justiça Federal

Elizângela Santos
Depois de seis anos de instalação do Juizado Especial Federal (JEF) na região do Cariri, com atendimento há 31 Municípios, e em virtude da grande demanda de pequenos processos, a cidade irá receber no próximo ano mais uma vara federal. O JEF comemora a quantidade de processos que passaram pelo local nos últimos anos. São 35.560, com mais de mil audiências mensais. Nesses anos de funcionamento, são mais de 29.800 pessoas beneficiadas e R$ 126,6 milhões de pagamentos efetuados das causas, injetados na economia regional.

O diretor de Secretaria da 17ª Vara, Nataniel Benvindo da Rocha Carvalho, afirma que essa é uma grande marca, com um bom andamento dos processos, que coloca o Cariri na marca de uma das instâncias que mais tem atendido procedimentos no Estado. Mas ressalta a necessidade de ampliação. No local estão atuando 18 funcionários. Está à frente da 17ª Vara o juiz Sérgio Fiúza Tahim de Sousa.

As causas atendem principalmente produtores rurais, e vão até 60 salários mínimos, chegando num montante de R$ 32.700. As causas são normalmente contra órgãos federais como o Instituto Nacional de Previdência Social (INSS), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Receita Federal. Os processos com causas que ultrapassam esse valor são repassadas para a 16ª Vara da Justiça Federal, que funciona no mesmo prédio.

Segundo o diretor de secretaria, essas pequenas causas julgadas virtualmente, estão voltadas para o pequeno agricultor que mora no Cariri. Normalmente ele vai aderir às causas federais, que são pequenas e ele terá que ser atendido no JEF. Do montante de processos que já passaram pelo JEF, ainda estão sendo analisados apenas 4 mil. Por mês são mil distribuídos e julgados pelo menos mil.

"A vara é campeã em distribuição. A grande demanda na região é por ações previdenciárias, que vem a reboque do próprio desenvolvimento do Cariri", avalia ele.

A maioria dos processos de aposentadorias está relacionada a idade rural, auxílio doença, aposentadoria por invalidez, por reclusão e salário maternidade. Cerca de 97% das causas previdenciária da região passam pelo juizado especial. O que ultrapassa esse valor vai para outra. Um número considerado alto, conforme Benvindo.

Esforço

O órgão tem atendido à demanda, segundo ele, pelo grande esforço dos servidores. Até o momento não se sabe determinar se a vinda da vara federal estará apenas restrita ao juizado especial, ou atenderá de forma mista, ou seja, os processos que ultrapassam o valor de 60 salários mínimos. Por conta da grande demanda, há uma carência de médicos para realizar o laudo pericial.

Com isso serão abertas novas vagas para esses profissionais. Cerca de 30 médicos de várias especialidades deverão ser contratados. Atualmente, são 20 peritos, entre eles, 13 especialistas e 7 clínicos gerais. A meta é aumentar o fluxo do trabalho. "São processos por incapacidade e a quantidade de perito que temos não está dando vazão para essa quantidade", diz. Serão contratados profissionais nas área de oncologia, cardiologia, neurologia, infectologia, proctologistas, mastologia, dermatologia, otorrinolaringologia, psiquiatria e novos clínicos. Os médicos peritos interessados devem procurar o juizado especial e deverão passar por uma pequena entrevista. Há impedimento para o cargo, a exemplo dos profissionais que atuam no INSS, por ser uma das partes da maioria dos processos.

Social

Nos anos de atuação da justiça especial, Benvindo elege o fator social como da maior importância, com a inserção de capital na economia dos Municípios. "São pessoas que estão precisando e dedicaram toda a sua vida ao trabalho agrícola, e chegam, ao final, precisando de um amparo social", diz, ao acrescentar a emoção das pessoas ao saírem do local aposentados, quando tem o direito. "Isso é muito gratificante". Das varas do juizado especial no Estado há em Quixadá, Itapipoca, Tauá, Iguatu, Crateús e Limoeiro, dessas varas quando Juazeiro não está em primeiro lugar, fica em segundo, sempre concorrendo com a 19ª vara de Sobral.

MAIS INFORMAÇÕES
Juizado Especial Federal (JEF)
Rua Arnóbio Bacelar Caneca, 860
Bairro Lagoa Seca - Juazeiro do Norte Telefone: (88) 3571.1331

Nenhum comentário:

Postar um comentário