Blog genuinamente juazeirense

Blog genuinamente juazeirense
contatos: juanews@hotmail.com

domingo, 25 de setembro de 2011

2012: Já são nove prováveis candidatos em Juazeiro do Norte


A corrida para as eleições 2012 já começou na terra do Padre Cícero, e deve ser uma das mais surpreendentes de todos os tempos, segundo pesquisa realizada pelo Site Veja Juazeiro, já são nove pré-candidatos não oficiais e indefinidos.

Só no PSB – Partido Socialista Brasileiro, já são três, dentre eles, o vereador Roberto Sampaio, ex-líder do prefeito Dr. Santana e líder comunitário. Roberto faz hoje oposição ao governo petista.

De Aurora

O ex-prefeito da cidade de Aurora, Carlos Macedo, é presidente do PSB de Juazeiro, e colocou seu próprio nome na disputa, mesmo sem o apoio de nenhum filiado, ele aceita outro nome, mas tem que ser indicação sua, que seria o vereador Tarso Magno.

O candidato em questão é muito famoso pela frase do elefante-branco se referindo a Estátua do Padre Cícero, que mesmo para os de pouca fé, ninguém nega a importância tanto da personalidade, como do momumento para cidade!

Vice-prefeito

O atual vice-prefeito José Roberto Celestino (PSB), não descarta a possibilidade de se candidatar a prefeito, já que o PSB quer lançar um candidato, que haja uma convenção interna, mas por ele mesmo, ficaria onde está, o PT é que não aceita mais, pois Celestino teria se envolvido em mais uma tentativa de cassação contra Santana, descoberto pelo próprio Santana. 

Celestino teria quebrado a confiança com o PT, e a tentativa de cassação teria sido por influência Tarso Magno, Roberto Sampaio e Carlos Macêdo.  

Homem que desbravou várias lutas pela cidade, têm um ponto negativissímo é correligionário de um governo que ignora o Cariri, e trata JN de forma diferenciada e negativa.

O cantor

O cantor e compositor Alcymar já trabalha no sentido de se inserir no meio político, ele afirma que patenteará seus projetos para a cidade e depois apresentará suas idéias. Alcymar é do PDT, partido antes comandado pelo médico Dr. Lucildo Leite, que perdeu o comando do partido para Alcymar, o que causou revolta interna, o cantor enfrenta a opinião pública por falta de serviços importantes, prestados, mas saberá superar com fé esta fase e entender que fãs não são eleitores.

É uma incógnita a ser desvendada pelos juazeirenses, quem o apoia e seus projetos para cidade. Idealizou o Juá Forró modificado para pior pelo atual prefeito, que prometeu 30 dias, mas de fato, deixou o evento de fora dos 30 dias de Junho

O empresário

O deputado Manoel Salviano, (PSDB) tem se colocado discretamente no meio político local, Salviano já disse que se Arnon Bezerra se candidatar, o apoiará, mas caso contrário, lançará seu nome mais uma vez. Salviano tem se mostrado parceiro do prefeito Dr. Santana, a aproximação é surpreendente, já que ambos se emfrentaram em 2008. Mas há também quem diga que Salviano pode se candidatar em Barbalha, lugar onde é muito bem aceito e querido.

Foi o melhor prefeito que JN ja teve em sua história recente na sua primeira gestão, poderia ter se consagrado se tivesse saído da política e entrado na história. Mas daí para frente legisla em causa própria e trata JN como mais uma de suas propriedades

O investigador

O vereador Tarso Magno (PSL), que hoje faz ferrenha oposição ao prefeito Manoel Santana, no qual já foi vice em campanha de 2004 foi colocado como excelente liderança para comandar Juazeiro, Magno atualmente está sendo investigado pelo ministério público por contratação de assessores fantasmas. Na medida em que investiga o executivo no combate a corrupção, também é investigado, ele ainda poderá ingressar para o PSB a pedido do diretório Municipal, Carlos Macedo.

Se a Lei da ficha limpa estivesse em rigor não precisariamos estar comentando sobre esta possibilidade.

O cratense

O deputado Arnon Bezerra (PTB), também sairá candidato, aproveita a imprensa para bombardear o atual prefeito Manoel Santana e sua gestão, diz que o PT nunca teve projeto político para Juazeiro e desgasta a imagem do PT na região. Arnon é deputado federal há quase 20 anos e líder da bancada de deputados cearenses, é mais bem quisto em Crato que Juazeiro, mas deixará o Crato para Samuel Araripe.

Padre Cícero também era cratense, o deputado sob ao longo dos anos se manter na política pulverizando sua ação política em todo estado. Não prestou nenhum serviço de grande relevãncia a nossa cidade, tende a se preocupar e muito com a fundação pertencente a sua família, tendendo a deixar nossa prefeitura, caso eleito em segundo plano, assim como já faz como deputado.

O estrategista

O deputado Raimundo Macêdo (PMDB) e (ex-prefeito de Juazeiro pelo PSDB) está na lista como um dos favoritos, quando perdeu a convenção interna tucana, o PSDB teve medo de colocá-lo na reeleição e perder, devido a sua baixíssima popularidade na época, colocaram Manoel Salviano no seu lugar, que perdeu da mesma forma, indignado com as traições apoiou Santana que venceu com record de votos.

Mas Raimundão não perdeu o tom, voltou a ser querido na cidade, após pedir votos para Santana, conquistou a população novamente e se elegeu deputado federal já no PMDB, com expressiva votação. Raimundo tem hoje mais lideranças a seu favor do que quando ganhou a prefeitura de Juazeiro em 2005.

Natural de Aurora, Raimundão deve ser o mais forte de todos os prováveis a concorrer com Manoel Santana, e ainda poderá fazer palanque com Roberto Celestino na vice, caso não haja ciúme por parte do Arnon Bezerra, seu cunhado.

E discretamente, tem o apoio do senador Eunício Oliveira. 

Populista e mal administrador, explora sua imagem de populista principalmente entre os mais humildes e se relaciona amigavelmente com alguns poderosos permitindo uma base de sustentação dupla. Deixou muitas obras por serem concluídas: ações em um mandato devem ter começo, meio e fim.

O atual

Manoel Santana é o primeiro prefeito pelo PT em Juazeiro, enfrentou duras crises que segundo ele conseguiu superar, foi cassado pelos vereadores, mas tem hoje uma boa base na câmara municipal, e tenta uma nova fase administrativa e política.

A reeleição de Dr. Santana dependerá mais de sua equipe neste momento do que dele mesmo, muitos vivem ainda no mundo administrativo eterno, e não político agora, devem trabalhar o 2012 ao seu favor, falta coletividade e garra nas secretarias, com suas exceções.

Santana tem o apoio de Rui Falcão, presidente Nacional do PT, que inclusive mandou um recado, segundo Falcão, o ex-presidente Lula confirmou que estará ao lado de Santana nas eleições, já Dilma, deverá ser a surpresa das eleições, e do deputado federal José Guimarães, que é vice-líder do governo Dilma.

O recado de Santana é claro, as grandes obras do governo federal só saíram para Juazeiro porque o governo aqui é do PT, e a conquista é nossa e do PT para o povo, tanto a Universidade Federal do Cariri, quanto o Aeroporto Regional.

Tem um papel de patinho feio do PT, renegado pela executiva nacional do partido e pelo governo da presidente Dilma, vive algumas coincidências como a criação da UFRC e melhorias para o Aeroporto. Atribuimos estas conquistas a união. No tocante ao pseudo alinhamento político com as outras esferas de governo: a cidade recebe aquém do que deveria pelo Governo Estadual - que se diz aliado. Alianças como estas devem ser descartadas. Já a máquina municipal vive com vários conflitos, escândalos, e inchaço de cargos para forasteiros e indicados pelos vereadores.

Regional / Vejajuazeiro 

São vários nomes mui preocupados com seus interesses próprios, se estivessem realmente preocupados com a cidade estariam todos juntos, trabalhando, lutando por emendas, e novas conquistas. em muitos momentos torcem pelo insucesso dos outros. 

Achamos que os deputados federais deveriam se manter em seus respectivos cargos, para não perder a pouca representação política caririense, e deveriam indicar um nome de concenso local. Esta tarefa é classificada entre difícil a impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário