Blog genuinamente juazeirense

Blog genuinamente juazeirense
contatos: juanews@hotmail.com

domingo, 11 de setembro de 2011

Moradores querem revitalizar Rio Salgado

Juazeiro do Norte 
 
Um grito em favor da revitalização do Rio Salgado. Moradores da região fazem um alerta para que o rio seja salvo. Um movimento está sendo realizado no sentido de mostrar a população o problema. Uma caminhada aconteceu na quarta-feira, com saída de um grupo de pessoas da Praça Padre Cícero, em passeata até a ponte sobre o rio, a Monsenhor Murilo de Sá Barreto, a caminho do Horto. A pretensão é discutir o tema em seminário, que estará sendo articulado pela organização do movimento. 
 
Cerca de mil pessoas participaram da caminhada. O evento contou com a participação das Comunidades Eclesiais de Base (Cebs) e de pastorais de cidades da região. Estiveram no evento integrantes do 17º Grito dos Excluídos, que, pela manhã, participaram de manifestação no 7 de setembro, em Crato. A ação conta como lema "Vida em primeiro lugar".

A caminhada objetivou promover uma sensibilização da sociedade ao atual estado de poluição em que se encontra o Rio Salgado, que passa por cidades como Crato e Juazeiro do Norte, e outros Municípios da região. Mas é nesse trecho, entre as duas cidades, que o rio se encontra mais poluído.

De acordo com um dos organizadores da caminhada, José Batista da Silva, do movimento de articulação das pastorais sociais, o movimento partiu das paróquias de Juazeiro do Norte, e a passeata é o primeiro passo como abertura de diálogo para se tratar sobre o problema com as diversas instituições. Ele afirma que está sendo realizado um levantamento para verificar quais as instituições que estão com algum trabalho voltado para a recuperação e preservação do Rio Salgado.

No próximo dia 15, Batista afirma que estará reunido com uma equipe da Bacia do Salgado, para debater a realidade em que se encontra a área. Ele lamenta o descaso ao longo dos anos. Segundo o articulador, o rio está morto em alguns trechos, principalmente na área da ponte, visitada durante a caminhada. No local foi realizada uma celebração.

De acordo com Batista, a proposta agora é que seja realizado um seminário para tratar do assunto e suas problemáticas, com a participação de todos.

Diário do Nordeste / Foto: Macário Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário