Em funcionamento desde o fim de 2009, o Metrô do Cariri, que circula entre Juazeiro do Norte e Crato, transporta diariamente 1,8 mil pessoas, em 40 viagens na semana e 30 viagens no domingo. A previsão do Metrofor, porém, era transportar 5 mil passageiros por dia já na fase inicial de implantação do projeto.
Para Fernando Mota, assessor da presidência do Metrofor, a demanda deve aumentar com a integração do metrô do Cariri com as linhas de ônibus e a construção de uma nona estação, que está com ordem de serviço assinada. Questionado pelo O POVO se o Metrô de Sobral vai atender a 8 mil passageiros, conforme previsto, Fernando Mota diz que essa é uma “projeção que esperamos atender o mais rápido possível”.
A população de Juazeiro do Norte e Crato somada chega a pouco mais de 370 mil pessoas. A população de Sobral, segundo o último Censo, é de 188 mil pessoas.
No Cariri, a passagem do metrô custa R$ 1. Em Sobral, o preço ainda não está definido, mas deve seguir o valor cobrado no Cariri.
Foram investidos R$ 34,1 milhões no projeto, que aproveitou a malha ferroviária existente na região e que estava ociosa. (TM)
Fonte: Jornal O Povo
Observamos que o fato de surgirem novas estações, como a da Escola Tecnica profissionalizante aliado a investimentos públicos e privados próximos às estações. como o Juazeiro Open Mall e projetos em potencial para a antiga Usina Zé Bezerra permitiram o aumento do fluxo de passageiros. No entanto, a integração com o transporte rodoviário seria a principal estratégia, estranhamente ainda não explorada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário